Fundamentos para iniciantes na abordagem da pesquisa qualitativa em educação médica: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e6189Palavras-chave:
Educação Médica, Pesquisa Qualitativa, RevisãoResumo
INTRODUÇÃO: A pesquisa em educação médica estuda e analisa os processos de ensino e aprendizagem em Medicina. Possibilita utilizar evidências para embasar a construção de currículos, formas de avaliação estudantil, abordagens pedagógicas e a prática médica no cuidado à saúde. OBJETIVO: Oferecer uma introdução às bases metodológicas da pesquisa qualitativa em educação médica. MÉTODO: Revisão narrativa baseada em informações extraídas de fontes secundárias, a partir de uma busca exploratória nas bases de dados PubMed, Lilacs, ERIC e SciELO. Os dados obtidos foram organizados em forma de um roteiro, visando fornecer subsídio teórico e prático para a elaboração de futuras pesquisas na área. RESULTADOS: A definição e a estruturação do roteiro para a realização de uma pesquisa qualitativa evidenciam o embasamento no paradigma interpretativo, as possíveis metodologias de pesquisa qualitativa em educação médica, as particularidades do processo mútuo e contínuo de trabalho de campo e análise de informações. Também foram problematizados os princípios do rigor científico e a reprodução de terminologias utilizadas em pesquisa quantitativa no desenvolvimento de estudos qualitativos, o que pode interferir na essência do que se buscou compreender, conhecer ou analisar. CONCLUSÃO: A pesquisa qualitativa apresenta estrutura, objetivos e aplicabilidade bem definidos, cabendo aos pesquisadores reconhecerem suas características e empregá-las na construção de projetos que valorizem a subjetividade, o contexto e os fenômenos sociais e humanos.
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