Mapeando o labirinto de escolhas de carreira na graduação em medicina: uma jornada além do estetoscópio

Autores

  • Bruno de Bezerril Andrade Fundação Oswaldo Cruz (Salvador), Bahia, Brasil. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador), Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6833-3811

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e5963

Palavras-chave:

Escolhas de Carreira, Mentoria Médica, Empatia em Medicina, Responsabilidade Profissional, Aprendizagem Permanente

Resumo

Decidir uma carreira na faculdade de medicina é uma jornada desafiadora, cheia de escolhas sobre especialidades, prioridades e gerenciamento de tempo. Além de adquirir conhecimento médico, os alunos devem cultivar empatia, autoconsciência e comprometimento com o cuidado. A mentoria é vital, guiando os alunos através das incertezas e promovendo seu crescimento. O sucesso na medicina requer não apenas conhecimento técnico, mas também curiosidade, adaptabilidade e disposição para explorar o conhecimento além dos livros didáticos. As recompensas financeiras seguirão a dedicação e a reputação, mas a verdadeira realização vem de abraçar a responsabilidade de cuidar. À medida que a tecnologia avança, o toque humano insubstituível continua sendo central para ser um médico, moldando uma carreira com propósito e impacto

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Maggitti-Bezerril M, Andrade BB. In the footsteps of giants: a tale of legacy and discovery in medicine. Journal of Evidence-Based Healthcare. 2024;29;6:e5876–e5876. https://doi.org/10.17267/2675-021Xevidence.2024.e5876

(2) Mukherjee S. The Laws of Medicine: Field Notes from an Uncertain Science. New York: Simon and Schuster; 2015.

(3) Araújo-Pereira M, Andrade BB. The heroic journey of young Brazilian scientists: challenges and opportunities [Internet]. The Lancet Regional Health – Americas. 2024;33. Available from: https://www.thelancet.com/journals/lanam/article/PIIS2667-193X(24)00062-0/fulltext

(4) Garcia-Rosa BS, Urmenyi LG, Santana GC, Marques JVM, Miguez-Pinto JP, Ramalho C, et al. Understanding the USMLE journey of Brazilian medical students and graduates: a narrative review. Front Med (Lausanne). 2024;11:1484772. https://doi.org/10.3389/fmed.2024.1484772

(5) Wu J, Olagunju AT. Mentorship in medical education: reflections on the importance of both unofficial and official mentorship programs. BMC Medical Education. 2024;24(1):1233. https://doi.org/10.1186/s12909-024-06248-7

(6) Toh RQE, Koh KK, Lua JK, Wong RSM, Quah ELY, Panda A, et al. The role of mentoring, supervision, coaching, teaching and instruction on professional identity formation: a systematic scoping review. BMC Medical Education. 2022;22(1):531. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03589-z

(7) Kingsford PA, Ambrose JA. Artificial Intelligence and the Doctor-Patient Relationship. The American Journal of Medicine. 2024;137(5):381–2. https://doi.org/10.1016/j.amjmed.2024.01.005

Publicado

13.02.2025

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

1.
Andrade B de B. Mapeando o labirinto de escolhas de carreira na graduação em medicina: uma jornada além do estetoscópio. Intern J Educ H [Internet]. 13º de fevereiro de 2025 [citado 21º de fevereiro de 2025];9:e5963. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5963

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)