Mapeando o labirinto de escolhas de carreira na graduação em medicina: uma jornada além do estetoscópio
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2025.e5963Palavras-chave:
Escolhas de Carreira, Mentoria Médica, Empatia em Medicina, Responsabilidade Profissional, Aprendizagem PermanenteResumo
Decidir uma carreira na faculdade de medicina é uma jornada desafiadora, cheia de escolhas sobre especialidades, prioridades e gerenciamento de tempo. Além de adquirir conhecimento médico, os alunos devem cultivar empatia, autoconsciência e comprometimento com o cuidado. A mentoria é vital, guiando os alunos através das incertezas e promovendo seu crescimento. O sucesso na medicina requer não apenas conhecimento técnico, mas também curiosidade, adaptabilidade e disposição para explorar o conhecimento além dos livros didáticos. As recompensas financeiras seguirão a dedicação e a reputação, mas a verdadeira realização vem de abraçar a responsabilidade de cuidar. À medida que a tecnologia avança, o toque humano insubstituível continua sendo central para ser um médico, moldando uma carreira com propósito e impacto
Downloads
Referências
(1) Maggitti-Bezerril M, Andrade BB. In the footsteps of giants: a tale of legacy and discovery in medicine. Journal of Evidence-Based Healthcare. 2024;29;6:e5876–e5876. https://doi.org/10.17267/2675-021Xevidence.2024.e5876
(2) Mukherjee S. The Laws of Medicine: Field Notes from an Uncertain Science. New York: Simon and Schuster; 2015.
(3) Araújo-Pereira M, Andrade BB. The heroic journey of young Brazilian scientists: challenges and opportunities [Internet]. The Lancet Regional Health – Americas. 2024;33. Available from: https://www.thelancet.com/journals/lanam/article/PIIS2667-193X(24)00062-0/fulltext
(4) Garcia-Rosa BS, Urmenyi LG, Santana GC, Marques JVM, Miguez-Pinto JP, Ramalho C, et al. Understanding the USMLE journey of Brazilian medical students and graduates: a narrative review. Front Med (Lausanne). 2024;11:1484772. https://doi.org/10.3389/fmed.2024.1484772
(5) Wu J, Olagunju AT. Mentorship in medical education: reflections on the importance of both unofficial and official mentorship programs. BMC Medical Education. 2024;24(1):1233. https://doi.org/10.1186/s12909-024-06248-7
(6) Toh RQE, Koh KK, Lua JK, Wong RSM, Quah ELY, Panda A, et al. The role of mentoring, supervision, coaching, teaching and instruction on professional identity formation: a systematic scoping review. BMC Medical Education. 2022;22(1):531. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03589-z
(7) Kingsford PA, Ambrose JA. Artificial Intelligence and the Doctor-Patient Relationship. The American Journal of Medicine. 2024;137(5):381–2. https://doi.org/10.1016/j.amjmed.2024.01.005
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno de Bezerril Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
