Desenvolvimento infantil na educação médica: um saber relevante
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5808Resumo
INTRODUÇÃO: O adequado monitoramento do desenvolvimento na infância e adolescência é fundamental para a promoção da saúde física e mental dessa parcela da população, bem como para a prevenção e detecção precoce de transtornos. Para isso, é necessário que os profissionais médicos tenham uma base sólida de conhecimento sobre o tema e estejam capacitados para aplicá-lo em sua clínica. Esta recomendação é referendada tanto pela legislação brasileira referente à assistência à saúde, quanto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina. No entanto, a formação médica brasileira não parece cumprir este requisito. MATERIAL E MÉTODO: Foram realizadas análise documental de currículos de cursos de medicina brasileiros, entrevistas em profundidade e grupos focais com médicos que trabalham com crianças e adolescentes a respeito de sua formação sobre desenvolvimento e suas percepções a respeito de sua importância para a prática. RESULTADOS: De cem currículos avaliados, apenas quatro tinham uma disciplina obrigatória sobre psicologia do desenvolvimento. Por outro lado, todos os médicos que participaram das entrevistas e grupos focais salientaram a importância de conhecer os processos de desenvolvimento cognitivo e socioemocional e relataram seu desconhecimento sobre o tema e a deficiência de sua formação. Não houve diferenças entre os relatos obtidos através dos grupos focais e entrevistas individuais. O aprendizado costuma se dar a partir da patologia, sem reflexões anteriores sobre os processos normativos do desenvolvimento humano, levando a potenciais riscos para a saúde e as trajetórias de desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. CONCLUSÃO: É necessária uma maior atenção ao processo de desenvolvimento típico na infância e adolescência durante a formação médica.
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