Repensando a queixa principal do paciente, contribuições de pesquisas desenvolvidas por estudantes de medicina para o cuidado centrado na pessoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4407

Palavras-chave:

educação médica, propedêutica médica, antropologia médica, assistência centrada na pessoa.

Resumo

INTRODUÇÃO: Tradicionalmente, a anamnese, ou entrevista médica, é a principal ferramenta para se chegar ao diagnóstico de saúde e à intervenção terapêutica. As entrevistas médicas operacionalizam métodos clínicos e, portanto, uma teoria médica. OBJETIVO: Neste artigo, apresentaremos uma experiência de ensino e pesquisa dentro de uma disciplina de introdução à pesquisa. MÉTODOS: A partir de um relatório clínico elaborado para fins de investigação, um grupo de alunos e orientador analisou o papel da queixa principal para a assistência à saúde. RESULTADOS: Os alunos perceberam que o caso não expressava a queixa principal do paciente. Além disso, houve dificuldade em articular dados sociais e biológicos no relatório. Tais achados foram discutidos pelo grupo considerando a literatura sobre entrevistas médicas e o referencial da antropologia médica, a fim de ampliar a compreensão dos aspectos subjetivos e socioculturais do adoecimento. CONCLUSÃO: As discussões do grupo sobre o caso e a literatura possibilitou uma ampliação do entendimento dos alunos. Argumentamos que levar em conta as queixas principais pode revelar uma complexa gama de significados e teias socioculturais relevantes para compreender os conceitos e práticas de saúde de pacientes e seus grupos microssociais. Ao fazê-lo, esperamos contribuir para os debates em torno da educação médica e valorização dos aspectos socioculturais nas práticas de saúde. E, assim, enriquecer a relação cuidador-paciente em direção ao cuidado centrado na pessoa.

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Publicado

17.08.2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Antunes MSMM, Lyra PP de O, Mattos JP de, Ferreira D dos S, Catharina LB, Machado J da MXP, et al. Repensando a queixa principal do paciente, contribuições de pesquisas desenvolvidas por estudantes de medicina para o cuidado centrado na pessoa. Intern J Educ H [Internet]. 17º de agosto de 2022 [citado 2º de abril de 2025];6:e4407. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4407

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