"Sinto que deveria estar fazendo mais": sofrimento mental e formação médica na quarentena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e4210

Palavras-chave:

saúde mental, quarentena, estudantes, educação médica, COVID-19

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 é a primeira experiência de distanciamento social indicado em larga escala. É importante observar suas repercussões sobre os alunos de medicina pela influência na formação e práticas futuras. OBJETIVO: Assim, investigou-se os efeitos da quarentena sobre a saúde mental dos acadêmicos e suas relações com rotinas de estudo e práticas a partir do referencial da socialização médica. MÉTODO: Realizou-se pesquisa qualitativa, junto aos estudantes da Faculdade de Medicina da X - Rio Janeiro-RJ, aplicando-se questionário eletrônico semiestruturado e análise de conteúdo para interpretar os resultados. RESULTADOS: A maioria dos alunos referiu se sentir negativamente afetada pela quarentena. Mudanças nas condições de ensino e interações sociais, preocupação com riscos e consequências para pessoas significativas, história anterior de sofrimento mental, condições sociais de maior vulnerabilidade, especialmente entre as alunas se associaram aos efeitos negativos. CONCLUSÃO: A pandemia ressaltou o entrelaçamento de diferentes aspectos que configuram a formação e bem-estar dos alunos tornando urgente fortalecer estratégias de acolhimento e refletir sobre os efeitos da formação na expressão do sofrimento e busca de cuidados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

World Health Organization. Pandemic influenza preparedness and response: a WHO guidance document [Internet]. World Health Organization; 2009. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/44123

Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020;395(10227):912-920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Velavan TP, Meyer CG. The COVID-19 epidemic. Trop Med Int Health. 2020;25(3):278-280. https://doi.org/10.1111/tmi.13383

Gundim VA, Encarnação JP, Santos FC, Santos JE, Vasconcellos EA, Souza RC. Mental health of university students during the Covid-19 pandemic. Rev baiana enferm. 2021;35:e37293. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

Huremovi? D. Mental health of quarantine and isolation. Springer; 2019; 95-118. https://doi.org/10.1007/978-3-030-15346-5_9

Shanafelt T, Ripp J, Trockel M. Understanding and Addressing Sources of Anxiety Among Health Care Professionals During the COVID-19 Pandemic. JAMA. 2020;323(21):2133-2134. https://doi.org/10.1001/jama.2020.5893

Gallagher TH, Schleyer AM. "We Signed Up for This!" - Student and Trainee Responses to the Covid-19 Pandemic. N Engl J Med. 2020;382(25):e96. https://doi.org/10.1056/NEJMp2005234

Puthran R, Zhang MWB, Tam WW, Ho RC. Prevalence of depression amongst medical students: a meta-analysis. Med. Educ. 2016;50(4):456-468. https://doi.org/10.1111/medu.12962

Pacheco JP, Giacomin HT, Tam WW, Ribeiro TB, Arab C, Bezerra IM, et al. Mental health problems among medical students in Brazil: a systematic review and meta-analysis. Rev Bras Psiquiatr. 2017;39(4):369-378. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2017-2223

Rodrigues BB, Cardoso RRJ, Peres CHR, Marques FF. Learning from the Unpredictable: College Students’ Mental Health and Medical Education in the Covid-19 Pandemic. Rev. bras. Educ. med. 2020;44(suppl 1):e0149. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404

Mota DCB, Silva YV, Costa TAF, Aguiar MHC, Marques MEM, Monaquezi RM. Mental health and internet use by university students: coping strategies in the context of COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva. 2021;26(6):2159-2170. https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.44142020

Teixeira LAC, Costa RA, Mattos RMPR, Pimentel D. Brazilian medical students’ mental health during coronavirus disease 2019 pandemic. J. bras. Psiquiatr. 2021;70(1):21-29. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000315

Horton R. Offline: COVID-19 is not a pandemic. Lancet. 2020;396(10255):874. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)32000-6

Weiss GL, Lonnquist LE. Medical education and the socialization of physicians. In: Weiss GL. Sociology of health, healing, and illness. New York: Routledge; 2015.

Cruess SR, Cruess RL. Professionalism as a Social Construct: The Evolution of a Concept. J Grad Med Educ. 2016;8(2):265-267. https://doi.org/10.4300/JGME-D-16-00102.1

Underman K, Hirshfield LE. Detached concern?: Emotional socialization in twenty-first century medical education. Soc. Sci. Med. 2016;160:94-101. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2016.05.027

Machado CDB, Wuo AS. Socialization process in the identity development of the medicine student. Trab. educ. Saúde. 2019;17(2):e0020840. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00208

Müller MR, Albuquerque GA, Monnerat GR. Mental Health of Medical Students in Quarantine isolation and individual confrontations. Rev. bras. Psicoter [Internet]. 2021;23(2):27-34. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1352989

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Souza AS, Tavares KM, Pinto PSP. Depression in medical students: a systematic review of literature. Seminário Estudantil de Produção Acadêmica [Internet]. 2017;16:218-234. Available from: https://revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/view/4815

Oliveira MF, Araujo LMB. Mental health of the medicine student. Braz J. of Dev. 2019;5(11):23440-23452. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-058

Serra ST, Bteshe M, Bedirian R, Belz DS, Franco CF, Oliveira LSS. Implementation of online mentoring at a medical school during the Covid-19 pandemic. Rev. bras. Educ. Med. 2021;45(suppl 1):e127. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210193

Namer Y, Razum O. Surviving syndemics. Lancet. 2021;398(10295):118-119. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)01328-3

Njeze C, Bird-Naytowhow K, Pearl T, Hatala AR. Intersectionality of Resilience: A Strengths-Based Case Study Approach With Indigenous Youth in an Urban Canadian Context. Qual Health Res. 2020;30(13):2001-2018. https://doi.org/10.1177%2F1049732320940702

Adams V, Behague D, Caduff C, Löwy I, Ortega F. Re-imagining global health through social medicine. Glob Public Health. 2019;14(10):1383-1400. https://doi.org/10.1080/17441692.2019.1587639

Publicado

26.07.2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Müller MR, e Albuquerque G de A, Monnerat GR, Teixeira LM de M. "Sinto que deveria estar fazendo mais": sofrimento mental e formação médica na quarentena. Intern J Educ H [Internet]. 26º de julho de 2022 [citado 16º de dezembro de 2024];6:e4210. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4210

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)