Seminário Virtual: uma experiência educacional inovadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3964

Palavras-chave:

Educação Médica, Ensino, Aprendizagem

Resumo

INTRODUÇÃO: Ele é de especial importância que os professores possam transmitir facilmente o conhecimento utilizando ferramentas didáticas como o Cmaptools, SlideShare, Youtube, entre outros. Por causa disso, os métodos de ensino nos dias de hoje estão passando por uma revolução que implica desenvolvimentos tecnológicos e a chegada de novas gerações. METODOLOGIA: os estudantes devem fazer uma pesquisa bibliográfica em bases de dados (PubMed, Science Direct, e Embase) escolhendo um artigo original recente (publicado nos 3 meses anteriores) em inglês. O artigo deve envolver o uso de técnicas moleculares que incluam algum tipo de electroforese, depois, recebem uma sessão de tutoria com o professor principal do curso, depois disso, o aluno deve conceber um slideshow em PowerPoint com um máximo de 15 slides. Finalmente, devem gravar um vídeo de 10 minutos de duração da apresentação, o vídeo deve ser carregado no website do YouTube. RESULTADOS: uma maior compreensão da dinâmica de apresentação de seminário foi observada em comparação com o método anterior, que não incluiu o componente virtual. CONCLUSÕES: a implementação de métodos inovadores na educação permite aos alunos desenvolver um processo de aprendizagem mais amplo, além de melhorar seu entendimento científico; eles melhoram o seu conhecimento em ferramentas tecnológicas implementadas na educação.

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Publicado

31.01.2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Martinez-Sanchez LM, Cuartas-Agudelo YS, Hernandez-Martinez A, Herrera-Almanza L, Saavedra-Valencia M. Seminário Virtual: uma experiência educacional inovadora. Intern J Educ H [Internet]. 31º de janeiro de 2022 [citado 16º de dezembro de 2024];6:e3964. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3964

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