Desafios e adaptações de uma Liga Acadêmica de Clínica Médica à pandemia de Covid-19: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3743

Palavras-chave:

Educação médica, Estudantes de medicina, Educação a distância, Infecções por coronavírus, Pandemias

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia de coronavírus trouxe impactos socioculturais, econômicos, políticos e epidemiológicos em escala global, impondo mudanças nos hábitos e rotinas. Com o isolamento social imposto pelas autoridades, houve alteração na oferta dos cursos de graduação, interferindo diretamente na rotina acadêmica. OBJETIVOS: Apresentar os desafios e adaptações de uma Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) ao período de pandemia de Coronavírus no Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: Esse artigo baseia-se na análise de uma experiência de atividade extracurricular promovida pela LACM frente ao cenário de isolamento social imposto pela pandemia. RESULTADOS: Com a inviabilização da prática clínica, ao participar das discussões de casos propostas pela LACM, percebe-se que o estudante mantém um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Além disso, as atividades estimularam a manutenção de hábitos favoráveis para o estudante como a integração com colegas, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a manutenção de uma rotina acadêmica, diminuindo o tempo ocioso. CONCLUSÃO: Ao dispor de ferramentas tecnológicas, a LACM não só estimulou o desenvolvimento do raciocínio clínico necessário para a atuação do médico generalista, como também impactou positivamente no bem-estar dos estudantes durante a período de pandemia de Coronavírus no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Katia de Miranda Avena, Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UniFTC), Salvador, Brasil.
    Fisioterapeuta, Doutorado em Medicina e Saúde Humana (EBMSP/BA), Mestrado em Fisioterapia (UNITRI/MG)

Referências

Wilder-Smith A, Freedman DO. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med. 2020;27(2):taaa020 https://doi.org/10.1093/jtm/taaa020

Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AS, et al. Social distancing measures to control the COVID-19 pandemic: potential impacts and challenges in Brazil. Cienc Saude Colet. 2020;25(S1):2423-46. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020

Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020 (Brazil). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. [Internet]. Diário Oficial União. 2020 jun. 17. Available from: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Portaria-544-de-16-de-junho-de-2020.pdf

Quintanilha LF, Avena KM, Magalhães LBNC, Andrade BB. Impact of SARS-COV-2 pandemic on medical education: "compulsory" migration for elearning modality, preliminary insights from medical education managers. Inter J Health Educ. 2021;5(1):119-25. https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3288

Cunha LFF, Silva AS, Silva AP. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo [Internet]. 2020;7(3):27-37. Available from: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924

Silva SA, Flores O. Academic Leagues in Student Training. Rev Bras Educ Med. 2015;39(3):410-7. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013

Tavares AP, Ferreira RA, França EB, Fonseca Junior CA, Lopes GC, Dantas NGT, et al. The "parallel curriculum" of medical students of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Rev Bras Educ Med. 2007;31(3):254-65. https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000300008

Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MCP. Academic Leagues and medical education: contributions and challenges. Interface. 2008;12(27):713-20. https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000400003

Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(5):1729. https://doi.org/10.3390/ijerph17051729

Natividade MDS, Bernardes K, Pereira M, Miranda SS, Bertoldo J, Teixeira MG, et al. Social distancing and living conditions in the pandemic COVID-19 in Salvador-Bahia, Brazil. Ciênc saúde coletiva. 2020;25(9):3385-92. https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.22142020

Aleluia I, Mascarenhas AV, Brasil SL. Education in times of transition. Inter J Health Educ. 2020;4(1):6-7. https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i1.2853

Grijpma JW, Croix A, Kleinveld JH, Meeter M, Kusurkar RA. Appreciating small-group active learning: What do medical students want and why? A Q-methodology study. Med Teach. 2020;43(4):411-20. https://doi.org/10.1080/0142159X.2020.1854705

Ferreira DAV, Aranha RN, Souza MHFO. Academic Leagues: a student proposal for teaching, research and extension. Interagir. 2011;16:47-51. https://doi.org/10.12957/interag.2011.5334

Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, Luca GG, Henklain MHO, et al. Higher education in the times of pandemic: university management guidelines. Educ Soc. 2020;41:e238957. https://doi.org/10.1590/es.238957

Jung H, An J, Park KH. Analysis of satisfaction and academic achievement of medical students in a flipped class. Korean J Med Educ. 2018;30(2):101-7. https://doi.org/10.3946/kjme.2018.85

Chandrasinghe PC, Siriwardana RC, Kumarage SK, Munasinghe BNL, Weerasuriya A, Tillakaratne S, et al. A novel structure for online surgical undergraduate teaching during the COVID-19 pandemic. BMC Med Educ. 2020;20(1):324. https://doi.org/10.1186/s12909-020-02236-9

Santana ACDA. Academic student leagues. The merit and reality. Medicina. 2012;45(1):96-8. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v45i1p96-98

Cardoso ACC, Barbosa LAO, Quintanilha LF, Avena KM. Prevalence of common mental disorders among medical students during the Covid-19 pandemic. Rev bras educ med. 2022;46(1):e006. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210242

Botelho NM, Ferreira IG, Souza LEA. Medicine academic leagues: review article. Rev para med [Internet]. 2013;27(4):85-8. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-712067

Publicado

18.02.2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
do Nascimento MCS, Passos MC, França NM de A, Avena K de M. Desafios e adaptações de uma Liga Acadêmica de Clínica Médica à pandemia de Covid-19: um relato de experiência . Intern J Educ H [Internet]. 18º de fevereiro de 2022 [citado 16º de dezembro de 2024];6:e3743. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3743

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)