Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Antes da submissão, os autores devem ler e cumprir as recomendações das políticas editorias da Revista Internacional de Educação e Saúde (RIES).

O artigo poderá ser enviado em português e/ou inglês e os autores são responsáveis pelo conteúdo, correção ortográfica, gramatical, de pontuação e acentuação.

A RIES não cobra taxas de processamento de artigos ou de publicação.

Atualizado em 10/04/23

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Formatação: Utilize fonte tamanho 12pt, com 1,5 de espaçamento entre linhas, em coluna única, tamanho A4. Evite citações diretas e notas de rodapé sempre que possível e empregue o sistema métrico.

  • Tabelas, figuras, quadros, gráficos, bancos de dados etc: Questionários, entrevistas, tabelas, figuras, gráficos, quadros e bancos de dados devem ser enviados como arquivos suplementares, devidamente identificados. Tabelas, figuras, quadros e gráficos também devem constar no manuscrito nos seus devidos lugares.

  • Extensões de arquivos: Arquivos de textos devem ser enviados com extensão .doc. Tabelas devem ser enviadas com extensão .xls ou .doc. Os bancos de dados devem ser enviados com extensão .xls. Arquivos de imagem, como figuras e gráficos devem ser enviados com extensão .jpg, .png ou .tiff e 300dpi de resolução. Nenhum arquivo deve exceder 4Mb.

  • Título, resumo e palavras-chave: O manuscrito deve conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês. Adicionalmente, o sistema solicitará a inclusão do título, resumo e palavras-chave durante a submissão. Esses dados devem ser inseridos conforme solicitado para que o artigo possa ser encaminhado para avaliação. O título deve ser objetivo, todo em letras maiúsculas, e conter de 5 a 15 palavras. As palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, devem ser selecionadas no Medical Subject Headings (MeSH) ou na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resumos devem ser estruturados com introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusão, e conter no mínimo 200 palavras e no máximo 250 palavras.

  • Autoria: Cada manuscrito poderá ter até seis (06) autores, exceto em caso de estudos multicêntricos, que poderão ter mais autores. Os seguintes dados referentes a autoria são obrigatórios e devem ser informados nos campos adequados do formulário de submissão: a) nome de todos autores por extenso e sem abreviaturas, b) ORCID, c) afiliação profissional principal, d) cidade, estado, país e) e e-mail. Exemplo: Maria da Silva. Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, Brasil. mariadasilva@bahiana.edu.br (ORCID XXXX-0000-XX00-X1X5). O sistema enviará mensagens automáticas a cada autor com link para autenticação do ORCID de cada um, etapa que é obrigatória para todos os autores para que o artigo seja liberado para avaliação de editores e pareceristas. As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, que deve ser incluído no sistema como arquivo suplementar conforme modelo: Silva LD participou da concepção da pergunta de pesquisa, delineamento metodológico, busca e análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados, redação do artigo científico. Silva J participou da coleta e interpretação dos dados. Silva ER participou da concepção da pergunta de pesquisa, delineamento metodológico, análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados do artigo científico. Todos os autores revisaram e aprovaram a versão final e estão de acordo com sua publicação. Seguimos os critérios de autoria do ICMJE. Clique no link, caso precise, para entender o que constitui ou não a autoria de um texto científico.

  • Integração com redes sociais: Cada autor pode fornecer no máximo um perfil de rede social, que será publicado junto com suas informações de autoria em caso de submissão aceita. Esse é um recurso opcional e não é uma condição obrigatória para avaliação de texto submetido à revista. O perfil de rede social fornecido deve ser usado para disseminação e debate científicos.

  • Conflitos de interesses: Os autores devem informar qualquer conflito de interesse real ou potencial, incluindo quaisquer relações financeiras, pessoais ou outras que possam influenciar inadequadamente ou parecer influenciar seu trabalho no campo "Comentários para o editor".

  • Fontes de financiamento: Todo e qualquer financiamento recebido pelos autores para realização da pesquisa incluindo bolsas, subsídios, cortesias e honorários devem ser informadas no campo "Comentários para o editor".

  • Referências: As referências bibliográficas devem ser formatadas no Estilo Vancouver. Artigos originais podem empregar no máximo 25 referências; relatos de experiência, 15; e revisões de literatura, 50. Quando uma referência possuir um Digital Object Identifier (doi®) associado a ela, o doi® deve ser informado na referência.

  • Ética em Pesquisa: Todo trabalho de pesquisa que envolva estudo com vertebrados deverá citar o protocolo de pesquisa aprovado pela comissão de ética da instituição onde o trabalho foi desenvolvido. Em caso de pesquisas envolvendo seres humanos e relatos de casos clínicos, o número de cadastro na base de dados da Plataforma Brasil deve ser informado no manuscrito. É proibida a identificação de participantes, assim como o uso de suas iniciais, nome e número de registro. O número de autorização do comitê de ética em pesquisa (CAAE) e, quando aplicável, a autorização de uso de imagem e voz para fins científicos assinada pelo participante permitindo que seus dados sejam tornados públicos anonimamente para fins de pesquisa científica devem ser fornecidos pelos autores. Todos os ensaios clínicos devem ser registrados nas plataformas WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP), ClinicalTrials.gov ou Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) antes do ensaio clínico ter início. O número de registro do ensaio clínico deve constar no manuscrito e ao final do resumo e do abstract. Mais informações sobre registro de ensaios clínicos e publicação aqui.

  • Reprodução de conteúdo protegido por direitos autorais: Na primeira citação de marcas comerciais deve-se escrever o nome do fabricante e o país de fabricação entre parênteses. Ao reproduzir material protegido por direitos autorais, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização dos detentores dos direitos autorais, inclusive para reprodução de figuras, gráficos, tabelas e demais elementos gráficos.

  • Republicação: Este periódico publica exclusivamente conteúdo inédito, exceto quando se aplicam as condições previstas pelo Comitê Internacional de Editores de Periódicos da Área Médica (ICMJE, em inglês). Neste caso, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização da casa publicadora detentora dos direitos autorais da primeira publicação. A primeira publicação deve ser citada em nota de rodapé também.

    A submissão prévia de artigos em servidores de pré-prints é encorajada e não constitui violação desta norma.

  • Integridade de relato: Quando disponível para o tipo de relato submetido, o respectivo checklist EQUATOR preenchido, informando em qual página do manuscrito consta cada item obrigatório por desenho de estudo, deve ser enviado como arquivo suplementar no momento da submissão.

Atualizadas em 29 de agosto de 2023.

Artigos Originais

São considerados artigos originais aqueles que apresentam dados originais, inéditos, de pesquisa acerca de temas e assuntos da interface entre educação e saúde. Tamanho: 3000 palavras.

Artigos Conceituais

Cabem nesta seção estudos que proporcionem questionamento de modelos existentes e elaboração de hipóteses para futuras pesquisas, discussão crítica e avaliação de conceitos estatísticos e/ou metodológicos, ferramentas e princípios aplicados à (a) educação superior e saúde, (b) educação para saúde (médica ou na interface com outras áreas) e (c) aportes interdisciplinares em educação para saúde com a finalidade de desenvolver o campo da educação voltada para o ensino da saúde.

Os autores devem integrar e avaliar material previamente publicado, considerando o estado da arte da pesquisa e buscando clarificar um problema específico. Para tanto, devem contemplar relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura e sugerir novos rumos de investigação para a resolução dos problemas identificados.

Os componentes do texto podem ser organizados de diversas maneiras, sendo valorizada a coerência, mas preferencialmente devem estar organizados na lógica estrutural dos estudos empíricos (resumo, introdução e racional, metodologia e considerações finais).

Os estudos devem contemplar o método de seleção dos artigos da forma mais explícita e reprodutível possível de forma a justificar o percurso analítico proposto.

Tamanho: 5000 palavras.

Educação, Integralidade e Cuidado em Saúde na Atenção Primária

Esta seção recebe artigos empíricos, artigos conceituais e relatos de experiência que problematizem, avaliem, discutam a construção dos processos educativos para a integralidade e o cuidado na Atenção Primária em Saúde. Tamanho: até 5000 palavras.

Relatos de Experiência

Relatos de experiências que descrevam situações reais onde procedimentos e técnicas foram desenvolvidos como estratégias de pesquisa. Tamanho: 3000 palavras.

Making the Difference in Education (MDE)

Making the Difference in Education (MDE) é uma seção aberta para resumos estendidos, limitada a 1000 palavras e até 5 referências.

É um espaço para disseminar práticas educacionais inovadoras, novas ideias/recursos, novas abordagens em qualquer aspecto relevante da educação em saúde: ou seja, ações que fizeram a diferença.

Caso o relato envolva uma instituição, uma autorização formal da instituição deve ser fornecida na forma de uma carta de anuência.

O relato deve ser apresentado da seguinte forma:

  1. Título;
  2. Contexto da situação (o problema ou questão que motivou a ação/intervenção);
  3. Resumo do trabalho/intervenção (o que e como foi feito);
  4. Resumo dos resultados (o que funcionou e, se for o caso, o que não funcionou);
  5. Que lições foram aprendidas / conclusões (o foco principal do relato com um ponto de vista reflexivo).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração revisada em 30 de novembro de 2021