PSICANÁLISE E UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA COM ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1065

Palavras-chave:

Estágio clínico, Psicologia Clínica, Psicanálise

Resumo

Este estudo tem como objetivos: analisar o conteúdo da produção de literatura sobre a prática de estágio supervisionado em psicologia clínica, com orientação psicanalítica, e refletir sobre a formação do psicólogo, suas dificuldades e desafios. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, através da qual se realizou o levantamento de artigos nacionais e estrangeiros para mapear a produção do conhecimento acerca da experiência de estágio supervisionado em psicologia clínica com orientação psicanalítica. A pesquisa foi feita no SCIELO.ORG, BVS-PSI e Portal de Periódicos-CAPES/MEC, através das palavras-chave: estágio, psicologia clínica e psicanálise. Os artigos mostram que há uma tensão própria à relação da psicanálise com a universidade. Para que haja trabalho clínico, essa tensão não poderá ser tomada pelo estagiário no registro da impotência, mas do impossível que precisamente convoca ao trabalho, destacando-se que é preciso se perguntar qual é a clínica possível, a partir da psicanálise, no contexto universitário. Os pesquisadores demonstram que o estágio supervisionado em clínica-escola pode se constituir como um espaço formador e transformador para o estudante de psicologia e seu posicionamento ético ante a diversidade. Verifica-se que essa experiência não é sem consequência para pacientes, estagiários e supervisores. Recorrendo a noções cruciais da psicanálise, os autores mostram como, na formação do psicólogo clínico de orientação psicanalítica, trata-se, sobretudo, de suportar e assentir com as posições éticas às quais o estágio convoca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Antonio Pereira da Silva, Universidade Federal da Bahia
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1992). É Mestrando do Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade - IHAC-UFBA. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente é professor especialista da Faculdade da Cidade do Salvador e psicólogo clínico e psicanalista - Consultório de Psicologia e Psicanálise. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em TRATAMENTO PSICANALÍTICO, atuando com crianças, adolescentes e adultos.
  • Maria Thereza Ávila Dantas Coelho, Universidade Federal da Bahia
    Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Brasil(2003)
    Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia , Brasil
  • Suely Aires Pontes
    Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2011)
    Professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , Brasil

Downloads

Publicado

22.02.2017

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

PSICANÁLISE E UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA COM ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA. (2017). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(1), 44-49. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1065

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)