EDUCAÇÃO SUPERIOR E ESCOLHA PROFISSIONAL NO BRASIL

Autores

  • Caio Rudá Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP)

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.838

Palavras-chave:

Escolha profissional, Profissões, Reprodução social, Educação superior

Resumo

A escolha profissional é um fenômeno complexo, que virtualmente envolve todos os sujeitos nas sociedades contemporâneas, dada a centralidade do trabalho na constituição da subjetividade e identidade. O ensaio objetiva apresentar a escolha, no contexto nacional, como fenômeno cujo significado é social e culturalmente construído, balizado por fatores que remetem à própria constituição da sociedade brasileira. Para tanto, oferece-se primeiramente algumas considerações teóricas sobre a noção de profissão. Adicionalmente, busca-se analisar o fenômeno profissional no Brasil e sua articulação com o sistema de ensino superior e com a própria estrutura social no país, marcada pela desigualdade. Em suma, especula-se que a escolha profissional esteja condicionada a fatores macrossociais, inserida num processo de reprodução social, em que portadores de capital econômico e cultural se apresentam em condição de mobilizar recursos para a tomada de decisão, ao passo que os menos abastados têm essa possibilidade cerceada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caio Rudá, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP)

    Psicólogo e mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-coordenador do Núcleo Bahia da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP).

Downloads

Publicado

18.05.2016

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Rudá, C. (2016). EDUCAÇÃO SUPERIOR E ESCOLHA PROFISSIONAL NO BRASIL. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.838

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)