A PSICOLOGIA E SEU PERCURSO DE DESLOCAMENTOS: UMA PRÁTICA CONSTITUÍDA EM BORDAS

Autores

  • Mônica Ramos Daltro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Milena Pereira Pondé Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.823

Palavras-chave:

História da psicologia, Ciência, Clínica

Resumo

A psicologia é frequentemente apresentada pela literatura a partir de diferentes perspectivas teóricas e ideológicas como ciência e profissão. Sua polivalência e ambiguidade identitária decorre não só da complexidade própria da pessoa humana, mas também de uma rica constituição histórica resultante da interface com outros campos de conhecimento.Com esta perspectiva este estudo, configurado como uma pesquisa bibliográfica exploratória apresenta o percurso de deslocamento feito pela psicologia ao longo de sua história até a atualidade destacando três campos discursivos, o percurso no qual a Psicologia se torna ciência, se entrelaça à clínica e se constrói no Brasil. A análise realizada identifica a impossibilidade de referir uma identidade essencial a psicologia e a apresenta como um campo, constituído por práticas e fundamentações epistemológicas distintas e muitas vezes antagônica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mônica Ramos Daltro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Doutora em Medicina e Saúde Humana, pela EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Mestrado em Medicina  e Saúde Humana pela EBMSP (2009). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1986).

  • Milena Pereira Pondé, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Graduada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, especialista em psiquiatria com residência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutora em Saúde Coletiva pelo ISC-UFBA, com doutorado sanduiche no Douglas Hospital, McGill University, Montreal-Canadá. Pós-Doutorado na Divisão de Psiquiatria Social e Cultural na McGill University, Montreal-Canadá. Professora e orientadora da pós-graduação em Medicina da BAHIANA, professora da graduação dos cursos de psicologia e medicina da BAHIANA e pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Autismo (LABIRINTO).

Downloads

Publicado

18.05.2016

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Daltro, M. R., & Pondé, M. P. (2016). A PSICOLOGIA E SEU PERCURSO DE DESLOCAMENTOS: UMA PRÁTICA CONSTITUÍDA EM BORDAS. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.823

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>