ESTRESSE DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Paula Cristina Santos do Vale Faculdade Pio Décimo
  • Fernanda Aguillera Faculdade Pio Décimo Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.712

Palavras-chave:

Estresse, Professores, Psicologia Escolar, Promoção da Saúde, Escola Pública

Resumo

Discutindo a importância da psicologia escolar como área a que cabe a promoção da saúde nas relações de trabalho na escola, este artigo é uma revisão narrativa de literatura cujo objetivo foi investigar o espaço de tal proposta em publicações científicas nesse campo do conhecimento. Voltou se, especialmente, a problemas relacionados ao afastamento de professores, bem como a indicativos de ações técnicas do psicólogo junto a este público, visando a promoção da saúde ocupacional e a prevenção do adoecimento na escola. Identifica-se que o Estresse e a Síndrome de Burnout são os principais motivos de afastamento do trabalho dessa categoria, segundo a literatura. Daí percebe-se a demanda de ações no sentido de promover melhores condições de trabalho e a saúde mental junto aos professores. No entanto, pouco se registra sobre as práticas do psicólogo escolar em favor da promoção de saúde junto a essa categoria, embora algumas ações simples e de baixo custo sejam sugeridas. Uma compilação das mesmas é apresentada ao final do estudo, podendo servir de base para propostas práticas na prevenção de estresse ocupacional no contexto escolar.

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Biografia do Autor

  • Paula Cristina Santos do Vale, Faculdade Pio Décimo
    Graduanda do 10º período do cruso de Psicologia
  • Fernanda Aguillera, Faculdade Pio Décimo Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) Universidade Federal de Sergipe
    Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.Docente da Faculdade Pio Décimo e da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE).Professora substituta da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

18.05.2016

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

ESTRESSE DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. (2016). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.712