Esquemas Iniciais Desadaptativos e personalidade borderline: impacto de eventos estressores precoces
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2025.e6043Palavras-chave:
Abuso da Criança, Distúrbio da Personalidade Borderline, Terapia CognitivaResumo
OBJETIVO: Este estudo buscou tecer relações entre Eventos Estressores Precoces (EEPs) na infância, Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e gravidade dos sintomas psiquiátricos em um paciente com diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) internado em uma unidade de saúde mental. MÉTODO: Para a coleta de dados foram utilizados o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Esquemas de Young (YSQ-S3) e o Questionário sobre Traumas na Infância (QUESI). RESULTADOS: A partir do estudo de caso realizado, foi possível verificar que o paciente apresentou um histórico de EEPs durante a infância, que incluíram abusos físicos, emocionais e negligência emocional. Este histórico contribuiu para o desenvolvimento de EIDs de abandono/instabilidade, arrogo/grandiosidade, busca de aprovação/ busca de reconhecimento, inibição emocional e padrões inflexíveis/postura crítica exagerada. Estes esquemas, por sua vez, influenciam na manutenção e na gravidade dos sintomas do TPB, embora não seja possível estabelecer uma relação direta entre a presença destes esquemas com a internação em saúde mental. CONCLUSÃO: Por se tratar de um estudo de caso único, não é possível estabelecer uma relação direta e generalizável entre EEPs, EIDs e a gravidade dos transtornos mentais. Ainda assim, neste caso específico, observou-se uma possível associação entre esses fatores, o que contribui para reflexões clínicas relevantes. Diante disso, reforça-se a importância de estratégias de intervenção voltadas à prevenção de EEPs na infância, ao fortalecimento de vínculos seguros e estáveis ao longo do desenvolvimento e à oferta de cuidado integral a sujeitos em sofrimento psíquico, especialmente após a internação em saúde mental.
Downloads
Referências
APA, American Psychiatric Association. (2023). Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM 5-TR [Manual Diagnóstico y estadístico de los trastornos mentales: DSM-5-TR]. Artmed.
Bernstein, D. P., Stein, J. A., Newcomb, M. D., Walker, E., Pogge, D., Ahluvalia, T., Stokes, J., Handelsman, L., Medrano, M., Desmond, D., & Zule, W. (2003). Development and validation of a brief screening version of the Childhood Trauma Questionnaire [Desarrollo y validación de una versión de triaje breve del Cuestionario de Trauma en la Infancia]. Child abuse & neglect, 27(2), 169–190. https://doi.org/10.1016/s0145-2134(02)00541-0
Catelan, R., & Faria, A. (2022). Transtorno de Personalidade Borderline [Trastorno Límite de la Personalidad]. In A. Moreno & W. Melo (Orgs.), Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidências. (pp. 129-140). Artmed.
Chapman, J., Jamil, R. T., & Fleisher, C. (2024). Borderline Personality Disorder [Trastorno límite de la personalidad]. In StatPearls. StatPearls Publishing. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK430883/
Costa, I. F., Tomaz, M. P. B., Araújo, M. G., Medeiros, N. S. B., & Galdino, M. K. C. (2019). Relações entre Eventos Estressores Precoces, personalidade e sintomas psiquiátricos: um estudo exploratório em amostra não clínica [Relaciones entre Eventos Estresantes Precoces, personalidad y síntomas psiquiátricos: un estudio exploratorio en una muestra no clínica]. Psico, 50 (1). https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.29581
David, D. O., & Freeman, A. (2017). Visão geral da Terapia Cognitivo-Comportamental dos Transtornos da Personalidade [Visión general de la Terapia Cognitivo-Conductual de los Trastornos de la Personalidad]. A. T. Beck, D. D. Davis, & A. Freeman (Orgs.), Terapia Cognitiva dos Transtornos da Personalidade. Artmed.
Grassi-Oliveira, R., Stein, L. M., & Pezzi, J. C. (2006). Tradução e validação de conteúdo da versão em português do Childhood Trauma Questionnaire [Traducción y validación de contenido de la versión en portugués del Cuestionario de Trauma en la Infancia]. Revista de Saúde Pública, 40(2), 249-55. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000200010
Kalmakis, K. A., & Chandler, G. E. (2014). Adverse childhood experiences: towards a clear conceptual meaning [Experiencias adversas en la infancia: en dirección a un significado conceptual claro]. Journal of advanced nursing, 70 (7), 1489–1501. https://doi.org/10.1111/jan.12329
Kelbert, E.F. (2014). Perfil de trauma na infância em uma amostra clínica: transtorno de personalidade borderline e transtorno de humor bipolar são diferentes? [Perfil de trauma en la infancia en una muestra clínica: ¿el trastorno límite de la personalidad y el trastorno bipolar son diferentes?] [Tesis de Máster, Universidade Católica de Pelotas].
Linehan, M. M. (1993). Cognitive-behavioral treatment of borderline personality disorder [Terapia cognitivo-conductual para el trastorno límite de la personalidad]. Guilford Press.
Linehan, M.M. (2010), Terapia cognitivo comportamental para o transtorno de personalidade borderline [Terapia cognitivo-conductual para el trastorno límite de la personalidad]. Artmed.
Martins, C. (2012). Análise da Ocorrência de Estresse Precoce em Pacientes Psiquiátricos Adultos [Análisis de la Ocurrencia de Estrés Precoz en Pacientes Psiquiátricos Adultos] [Tesis de Máster, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde-30052012-130123/pt-br.php
Minayo, M. C. S. (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde [El desafío del conocimiento: investigación cualitativa en salud]. (4ª ed.). Hucitec.
Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. (2024). Disque 100: Aprimoramento do sistema garante que mais cidadãos denunciem violações de direitos humanos [Llamada al 100: La mejora del sistema garantiza que más ciudadanos denuncien violaciones de derechos humanos]. https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202401/melhorias-no-disque-100-resultam-em-aumento-de-mais-de-45-no-numero-de-denuncias-de-violacoes-de-direitos-humanos-em-2023-se-comparado-com-2022#:~:text=Canal%20gratuito%20e%20acess%C3%ADvel%2C%20o,videochamada%20em%20L%C3%ADngua%20Brasileira%20de
Monteiro, J. (2023). O domínio de limites prejudicados em “Tim Maia: não há nada igual” [El dominio de límites perjudicados en "Tim Maia: no hay nada igual"]. In B. Cardoso & K. Paim (Orgs.), Terapia do esquema no cinema: os filmes e séries na compreensão da prática clínica. (pp. 111-132). Artesã.
Nascimento, R. B., Cerqueira, G. L., Araujo Filho, E. S., & Carneiro, D. G. (2021). Transtorno de personalidade borderline em homens: uma revisão integrativa [Trastorno límite de la personalidad en hombres: una revisión integradora]. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 10(3), 541-558. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3806
Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. (2019). Disque Direitos Humanos: relatório 2019 [Llamada a los Derechos Humanos: informe 2019]. https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/disque-100/relatorio-2019_disque-100.pdf
Peron, S., & Rebesse, I. (2023). O domínio de orientação para o outro em “A Esposa”, “Patch Adams” e “O Grande Gatsby” [El dominio de orientación hacia el otro en "La Esposa", "Patch Adams" y "El Gran Gatsby"]. In B. Cardoso & K. Paim (Orgs.), Terapia do esquema no cinema: os filmes e séries na compreensão da prática clínica. (pp. 135-167). Artesã.
Pessoa, G. N., Costa, I. F., & Galdino, M. K. C. (2022). Esquemas Iniciais Desadaptativos em Adultos com Histórico de Eventos Estressores Precoces [Esquemas Iniciales Desadaptativos en Adultos con Historial de Eventos Estresantes Precoces]. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(2), 853–871. https://doi.org/10.12957/epp.2022.68657
Sanvicente-Vieira, B., & Grassi-Oliveira, R. (2016). In C. Gorestein, Y. Wang, & I. Hungerguhler (Orgs.), Instrumentos de avaliação em saúde mental [Instrumentos de evaluación en salud mental]. (pp. 789-796). Artmed.
Souza, A., Martins, E., & Silva, J. (2021). Sistema Avaliativo na Terapia do Esquema (Adultos) [Sistema Evaluativo en la Terapia del Esquema (Adultos)]. In E. Martins (Org.), Aplicação Clínica da Terapia do Esquema: Relato de casos. (pp. 35-52). Appris.
Souza, L. H., Damasceno, E. S., Ferronatto, F. G., & Oliveira, M. S. (2020). Adaptação brasileira do Questionário de Esquemas de Young-versão breve (YSQ-S3) [Adaptación brasileña del Cuestionario de Esquemas de Young-versión breve (YSQ-S3)]. Avaliação Psicológica, 19(4), 451-460. https://doi.org/10.15689/ap.2020.1904.17377.11
Suzana, A., & Fernandes, M. (2021). Traumas na infância e regulação emocional na vida adulta [Traumas en la infancia y regulación emocional en la vida adulta] [Tesis de Grado, Universidade Evangélica de Goiás]. Repositório Institucional AEE. http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/18838
Wainer, R., Paim, K., Erdos, R., & Andriola, R. (2016). Terapia cognitiva focada em esquemas: Integração em psicoterapia [Terapia cognitiva centrada en esquemas: Integración en psicoterapia]. Artmed.
Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: Planejamento e métodos [Estudio de caso: Planificación y métodos]. Bookman.
Young, J., Klosko, J. S., & Weishaar, M. E. (2008). Terapia do esquema: Guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras [Terapia del esquema: Guía de técnicas cognitivo-conductuales innovadoras]. Artmed.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Noelise da Rosa Pereira, Márcia Elisa Jager

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
