Percepções de sobrecarga e desinteresse dos alunos: as faces do estresse docente em escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2025.e5922

Palavras-chave:

Estresse, Trabalho Docente, Escolas Públicas

Resumo

OBJETIVO: O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção de estressores psicossociais em sua relação com alguns aspectos das condições laborais (vínculo empregatício, carga horária em sala de aula e número de alunos por turma), junto a professores de uma escola pública da rede estadual sul-mineira. MÉTODO: Participaram do estudo 35 docentes, os quais responderam à Escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral e a um formulário sociodemográfico, sendo que junto a onze destes foram realizadas, adicionalmente, entrevistas. Estatísticas descritivas, testes t, ANOVA e análises de correlação foram aplicados aos dados quantitativos e as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que docentes com vínculo efetivo, em comparação aos contratados, percebiam maior sobrecarga de papéis e conflito trabalho-família, a atuação em mais de uma escola se associou às percepções de conflito trabalho-família e à falta de autonomia e o número de alunos por turma se mostrou correlacionado à percepção de conflito e à ambiguidade de papéis; cabendo destacar que a carga horária em sala de aula foi a variável que se mostrou correlacionada à percepção do maior número de estressores. As narrativas corroboraram em grande parte tais resultados, fortalecendo as conclusões quanto à sobrecarga como fator de mal-estar no trabalho e acrescentaram a problemática do desinteresse dos alunos como estressora pela deterioração da qualidade nas relações e pela frustração de expectativas na atuação profissional. CONCLUSÃO: Destaca-se a contribuição dos achados para problematizar as consequências do trabalho precário na docência de educação básica.

Downloads

Referências

Araújo, T. M., Pinho, P. S., & Masson, M. L. (2019). Trabajo y salud de profesoras y profesores en Brasil: reflexiones sobre trayectorias de investigaciones, avances y desafíos. Cadernos de Saúde Pública, 35, 1-14. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00087318

Assunção, A. A., & Abreu, M. N. S. (2019). Presión laboral, salud y condiciones de trabajo de los profesores de Educación Básica en Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 35, 1-16. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00169517

Assunção, A. A., & Oliveira, D. A. (2009). Intensificação do trabalho e saúde dos professores [Intensificación del trabajo y la salud de los docentes]. Educação & Sociedade, 30(107), 349-372. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000200003

Bardin, L. (2018). Análise de conteúdo [Análisis de contenido]. Edições 70.

Cardoso, J. P., Araújo, T. M. D., Carvalho, F. M., Oliveira, N. F. D., & Reis, E. J. F. (2011). Aspectos psicossociais do trabalho e dor musculoesquelética em professores [Aspectos psicosociales del trabajo y dolor musculoesquelético en docentes]. Cadernos de Saúde Pública, 27 (8), 1498-1506. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000800005

Carlotto, M. S., Câmara, S., Diehl, L., Ely, K., Freitas, I., & Schneider, G. (2018). Estressores ocupacionais e estratégias de enfrentamento [Factores estresantes ocupacionales y estrategias de afrontamiento]. Revista Subjetividades, 18(1), 92-105. http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i1.6462

Carvalho, V. D., & Santos, V. R. L. (2022). Estresores psicosociales y salud ocupacional entre docentes de educación primaria pública. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 22(1), 1893-1901. https://doi.org/10.5935/rpot/2022.1.22902

Cooper, C. L., Dewe, P. J., & O'Driscoll, M. P. (2001). Organizational stress: A review and critique of theory, research, and applications [Estrés organizacional: una revisión y crítica de la teoría, la investigación y las aplicaciones]. Sage.

Dewe, P. J. & Cooper, C. L. (2020). Work and stress: a research overview [Trabajo y estrés: una visión general de la investigación]. Routledge.

Faragher, E. B., Cooper, C. L., & Cartwright, S. (2004). A shortened stress evaluation tool (ASSET) [Una herramienta abreviada de evaluación del estrés (ASSET)]. Stress and Health, 20 (4), 189-201. http://dx.doi.org/10.1002/smi.1010

Ferreira, M. C., Milfont, T. L., Silva, A. P. C., Fernandes, H. A., Almeida, S. P., & Mendonça, H. (2015). Escala para avaliação de estressores psicossociais no contexto laboral: construção e evidências de validade [Escala para la evaluación de estresores psicosociales en el contexto laboral: construcción y evidencia de validez]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(2), 340-349. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528214

Gianinni, S. P. P., Latorre, M. R. D. O., & Ferreira, L. P. (2012). Distúrbio de voz e estresse no trabalho docente: um estudo caso-controle [Trastorno de la voz y estrés en el trabajo docente: un estudio de casos y controles]. Cadernos de Saúde Pública, 28, 2115-2124. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2012001100011

Jex, S. M., & Britt, T. W. (2008). Organizational psychology: a scientist-practitioner approach [Psicología organizacional: un enfoque científico-practicante]. John Wiley & Sons.

Kourmousi, N., Darviri, C., Varvogli, L., & Alexopoulos E.C. (2015). Teacher Stress Inventory: validation of the Greek version and perceived stress levels among 3,447 educators [nventario de Estrés Docente: validación de la versión griega y niveles de estrés percibidos entre 3.447 educadores]. Psychology Research and Behavior Management, 8, 81–88. https://doi.org/10.2147/PRBM.S74752

Lazarus, R., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal, and coping [Estrés, evaluación y afrontamiento]. New York: Springer Publishing Company. John Wiley & Sons.

Levi, L. (2017). Bridging the science–policy and policy–implementation gaps: a crucial challenge [Reducir las brechas entre ciencia y políticas, y entre estas y su implementación: un desafío crucial]. In C. L. Coopper & J. C. Quick (Eds.), The Handbook of Stress and Health: A guide to research and practice. John Wiley & Sons.

Luz, J. G. D., Pessa, S. L. R., Luz, R. P. D., & Schenatto, F. J. A. (2019). Implicações do ambiente, condições e organização do trabalho na saúde do professor: uma revisão sistemática [Implicaciones del ambiente, las condiciones y la organización del trabajo en la salud docente: una revisión sistemática]. Ciencia & Saúde Coletiva, 24, 4621-4632. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182412.26352017

Machado, L. C., & Limongi, J. E. (2019). Prevalência e fatores relacionados a transtornos mentais comuns entre professores da rede municipal de ensino, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil [Prevalencia y factores relacionados con los trastornos mentales comunes entre profesores de la red educativa municipal, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil]. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, 17, 325-334. http://dx.doi.org/10.5327/Z1679443520190424

Ornek, O. K., & Esin, M. N. (2020). Effects of a work-related stress model based mental health promotion program on job stress, stress reactions and coping profiles of women workers: a control groups study [Efectos de un programa de promoción de la salud mental basado en un modelo de estrés relacionado con el trabajo sobre el estrés laboral, las reacciones al estrés y los perfiles de afrontamiento de las trabajadoras: un estudio de grupos de control]. BMC Public Health, 20, 1-14. https://doi.org/10.1186/s12889-020-09769-0

Palhares, I. (2024, 24 de abril). Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos [En 10 años, las escuelas públicas del país perdieron un tercio de sus docentes efectivos]. Folha de São Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/04/em-10-anos-escolas-estaduais-do-pais-perderam-um-terco-dos-professores-efetivos.shtml

Porto, L. A., Carvalho, F. M., Oliveira, N. F. D., Silvany Neto, A. M., Araújo, T. M. D., Reis, E. J. F., & Delcor, N. S. (2006). Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores [Asociación entre trastornos psicológicos y aspectos psicosociales del trabajo docente]. Revista de Saúde Pública, 40 (5), 818-826. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006005000001

Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. (2012). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Directrices y estándares regulatorios para la investigación con seres humanos]. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Tostes, M. V., Albuquerque, G. S. C., Silva, M. J. S., & Petterle, R. R. (2018). Sofrimento mental de professores do ensino público [Sufrimiento mental de los docentes de la educación pública]. Saúde em Debate, 42, 87-99. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811607

Vale, S. F., Maciel, R. H, & Carlotto, M. S. (2015). Propiedades psicométricas de la escala de percepción de estresores laborales de maestros (EPEOP). Psicologia Escolar e Educacional, 19, 575-583. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193906

Word Health Organization (WHO). (2022, June). Reshaping work environments to promote and protect mental health [Reestructurar los entornos de trabajo para promover y proteger la salud mental]. WHO. https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/promoting-and-protecting-mental-health-at-work--addressing-toxic-work-environments

Zappellini, M. B. & Feuerschütte, S. G. (2015). O uso da triangulação na pesquisa científica brasileira em administração [El uso de la triangulación en la investigación científica brasileña en administración]. Administração: Ensino e Pesquisa, 16, 241-273. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.238

Zille, L. P., & Cremonezi, A. M. (2013). Estresse no trabalho: estudo com professores da rede pública estadual de Minas Gerais [Estrés en el trabajo: estudio con profesores de la red escolar pública estatal de Minas Gerais]. Reuna, 18(4), 111-128. https://revistas.una.br/reuna/article/view/586

Publicado

17.03.2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

de Carvalho, V. D. (2025). Percepções de sobrecarga e desinteresse dos alunos: as faces do estresse docente em escola pública. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 14, e5922. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2025.e5922

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>