Percepções de sobrecarga e desinteresse dos alunos: as faces do estresse docente em escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2025.e5922

Palavras-chave:

Estresse, Trabalho Docente, Escolas Públicas

Resumo

OBJETIVO: O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção de estressores psicossociais em sua relação com alguns aspectos das condições laborais (vínculo empregatício, carga horária em sala de aula e número de alunos por turma), junto a professores de uma escola pública da rede estadual sul-mineira. MÉTODO: Participaram do estudo 35 docentes, os quais responderam à Escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral e a um formulário sociodemográfico, sendo que junto a onze destes foram realizadas, adicionalmente, entrevistas. Estatísticas descritivas, testes t, ANOVA e análises de correlação foram aplicados aos dados quantitativos e as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que docentes com vínculo efetivo, em comparação aos contratados, percebiam maior sobrecarga de papéis e conflito trabalho-família, a atuação em mais de uma escola se associou às percepções de conflito trabalho-família e à falta de autonomia e o número de alunos por turma se mostrou correlacionado à percepção de conflito e à ambiguidade de papéis; cabendo destacar que a carga horária em sala de aula foi a variável que se mostrou correlacionada à percepção do maior número de estressores. As narrativas corroboraram em grande parte tais resultados, fortalecendo as conclusões quanto à sobrecarga como fator de mal-estar no trabalho e acrescentaram a problemática do desinteresse dos alunos como estressora pela deterioração da qualidade nas relações e pela frustração de expectativas na atuação profissional. CONCLUSÃO: Destaca-se a contribuição dos achados para problematizar as consequências do trabalho precário na docência de educação básica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Araújo, T. M., Pinho, P. S., & Masson, M. L. (2019). Trabajo y salud de profesoras y profesores en Brasil: reflexiones sobre trayectorias de investigaciones, avances y desafíos. Cadernos de Saúde Pública, 35, 1-14. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00087318

Assunção, A. A., & Abreu, M. N. S. (2019). Presión laboral, salud y condiciones de trabajo de los profesores de Educación Básica en Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 35, 1-16. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00169517

Assunção, A. A., & Oliveira, D. A. (2009). Intensificação do trabalho e saúde dos professores [Intensificación del trabajo y la salud de los docentes]. Educação & Sociedade, 30(107), 349-372. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000200003

Bardin, L. (2018). Análise de conteúdo [Análisis de contenido]. Edições 70.

Cardoso, J. P., Araújo, T. M. D., Carvalho, F. M., Oliveira, N. F. D., & Reis, E. J. F. (2011). Aspectos psicossociais do trabalho e dor musculoesquelética em professores [Aspectos psicosociales del trabajo y dolor musculoesquelético en docentes]. Cadernos de Saúde Pública, 27 (8), 1498-1506. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000800005

Carlotto, M. S., Câmara, S., Diehl, L., Ely, K., Freitas, I., & Schneider, G. (2018). Estressores ocupacionais e estratégias de enfrentamento [Factores estresantes ocupacionales y estrategias de afrontamiento]. Revista Subjetividades, 18(1), 92-105. http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i1.6462

Carvalho, V. D., & Santos, V. R. L. (2022). Estresores psicosociales y salud ocupacional entre docentes de educación primaria pública. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 22(1), 1893-1901. https://doi.org/10.5935/rpot/2022.1.22902

Cooper, C. L., Dewe, P. J., & O'Driscoll, M. P. (2001). Organizational stress: A review and critique of theory, research, and applications [Estrés organizacional: una revisión y crítica de la teoría, la investigación y las aplicaciones]. Sage.

Dewe, P. J. & Cooper, C. L. (2020). Work and stress: a research overview [Trabajo y estrés: una visión general de la investigación]. Routledge.

Faragher, E. B., Cooper, C. L., & Cartwright, S. (2004). A shortened stress evaluation tool (ASSET) [Una herramienta abreviada de evaluación del estrés (ASSET)]. Stress and Health, 20 (4), 189-201. http://dx.doi.org/10.1002/smi.1010

Ferreira, M. C., Milfont, T. L., Silva, A. P. C., Fernandes, H. A., Almeida, S. P., & Mendonça, H. (2015). Escala para avaliação de estressores psicossociais no contexto laboral: construção e evidências de validade [Escala para la evaluación de estresores psicosociales en el contexto laboral: construcción y evidencia de validez]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(2), 340-349. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528214

Gianinni, S. P. P., Latorre, M. R. D. O., & Ferreira, L. P. (2012). Distúrbio de voz e estresse no trabalho docente: um estudo caso-controle [Trastorno de la voz y estrés en el trabajo docente: un estudio de casos y controles]. Cadernos de Saúde Pública, 28, 2115-2124. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2012001100011

Jex, S. M., & Britt, T. W. (2008). Organizational psychology: a scientist-practitioner approach [Psicología organizacional: un enfoque científico-practicante]. John Wiley & Sons.

Kourmousi, N., Darviri, C., Varvogli, L., & Alexopoulos E.C. (2015). Teacher Stress Inventory: validation of the Greek version and perceived stress levels among 3,447 educators [nventario de Estrés Docente: validación de la versión griega y niveles de estrés percibidos entre 3.447 educadores]. Psychology Research and Behavior Management, 8, 81–88. https://doi.org/10.2147/PRBM.S74752

Lazarus, R., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal, and coping [Estrés, evaluación y afrontamiento]. New York: Springer Publishing Company. John Wiley & Sons.

Levi, L. (2017). Bridging the science–policy and policy–implementation gaps: a crucial challenge [Reducir las brechas entre ciencia y políticas, y entre estas y su implementación: un desafío crucial]. In C. L. Coopper & J. C. Quick (Eds.), The Handbook of Stress and Health: A guide to research and practice. John Wiley & Sons.

Luz, J. G. D., Pessa, S. L. R., Luz, R. P. D., & Schenatto, F. J. A. (2019). Implicações do ambiente, condições e organização do trabalho na saúde do professor: uma revisão sistemática [Implicaciones del ambiente, las condiciones y la organización del trabajo en la salud docente: una revisión sistemática]. Ciencia & Saúde Coletiva, 24, 4621-4632. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182412.26352017

Machado, L. C., & Limongi, J. E. (2019). Prevalência e fatores relacionados a transtornos mentais comuns entre professores da rede municipal de ensino, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil [Prevalencia y factores relacionados con los trastornos mentales comunes entre profesores de la red educativa municipal, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil]. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, 17, 325-334. http://dx.doi.org/10.5327/Z1679443520190424

Ornek, O. K., & Esin, M. N. (2020). Effects of a work-related stress model based mental health promotion program on job stress, stress reactions and coping profiles of women workers: a control groups study [Efectos de un programa de promoción de la salud mental basado en un modelo de estrés relacionado con el trabajo sobre el estrés laboral, las reacciones al estrés y los perfiles de afrontamiento de las trabajadoras: un estudio de grupos de control]. BMC Public Health, 20, 1-14. https://doi.org/10.1186/s12889-020-09769-0

Palhares, I. (2024, 24 de abril). Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos [En 10 años, las escuelas públicas del país perdieron un tercio de sus docentes efectivos]. Folha de São Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/04/em-10-anos-escolas-estaduais-do-pais-perderam-um-terco-dos-professores-efetivos.shtml

Porto, L. A., Carvalho, F. M., Oliveira, N. F. D., Silvany Neto, A. M., Araújo, T. M. D., Reis, E. J. F., & Delcor, N. S. (2006). Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores [Asociación entre trastornos psicológicos y aspectos psicosociales del trabajo docente]. Revista de Saúde Pública, 40 (5), 818-826. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006005000001

Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. (2012). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Directrices y estándares regulatorios para la investigación con seres humanos]. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Tostes, M. V., Albuquerque, G. S. C., Silva, M. J. S., & Petterle, R. R. (2018). Sofrimento mental de professores do ensino público [Sufrimiento mental de los docentes de la educación pública]. Saúde em Debate, 42, 87-99. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811607

Vale, S. F., Maciel, R. H, & Carlotto, M. S. (2015). Propiedades psicométricas de la escala de percepción de estresores laborales de maestros (EPEOP). Psicologia Escolar e Educacional, 19, 575-583. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193906

Word Health Organization (WHO). (2022, June). Reshaping work environments to promote and protect mental health [Reestructurar los entornos de trabajo para promover y proteger la salud mental]. WHO. https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/promoting-and-protecting-mental-health-at-work--addressing-toxic-work-environments

Zappellini, M. B. & Feuerschütte, S. G. (2015). O uso da triangulação na pesquisa científica brasileira em administração [El uso de la triangulación en la investigación científica brasileña en administración]. Administração: Ensino e Pesquisa, 16, 241-273. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.238

Zille, L. P., & Cremonezi, A. M. (2013). Estresse no trabalho: estudo com professores da rede pública estadual de Minas Gerais [Estrés en el trabajo: estudio con profesores de la red escolar pública estatal de Minas Gerais]. Reuna, 18(4), 111-128. https://revistas.una.br/reuna/article/view/586

Publicado

17.03.2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

de Carvalho, V. D. (2025). Percepções de sobrecarga e desinteresse dos alunos: as faces do estresse docente em escola pública. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 14, e5922. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2025.e5922

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>