Percepções das psicólogas (os) atuantes na Atenção Básica frente à gravidez na adolescência: um olhar sobre gênero, raça e interseccionalidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5707

Palavras-chave:

Maternidade, Psicologia, Interseccionalidade, Gravidez na Adolescência, Atenção Básica

Resumo

INTRODUÇÃO: A gravidez na adolescência é compreendida como um dos grandes desafios para a saúde pública brasileira, pois se configura como um fenômeno social multifacetado, que entende as questões relacionadas à saúde diretamente associadas aos aspectos sociais, econômicos, de gênero e de raça. Nesse contexto, caracteriza-se a Atenção Básica como um dos locais em que profissionais de saúde estão em contato regular com as menores gestantes e no qual os profissionais de Psicologia podem ser incluídos em muitas equipes. OBJETIVO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as percepções das (os) psicólogas (os), no contexto da Atenção Básica, na cidade de Salvador, em relação às adolescentes grávidas, a partir dos aspectos de gênero, raça e interseccionalidades. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, fundamentado na abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu com 08 psicólogas que realizavam atendimento a adolescentes grávidas no contexto da Atenção Básica. RESULTADOS: Os resultados indicaram que grande parte desses profissionais consegue identificar um perfil populacional em seus atendimentos, em relação aos determinantes de gênero e raça, contudo, percebeu-se uma dificuldade em reconhecer, especialmente, o quesito raça, como um fator determinante no processo saúde-doença-cuidado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Akotirene, C. (2019). Interseccionalidade [Interseccionalidad]. Pólen.

Bento, M. A. S. (2002). Branqueamento e branquitude no Brasil [Blanqueamiento y blanquitud en Brasil]. In: Carone, I., Bento, M.A.S. (orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Vozes.

Bezerra, K. A. (2022). Grupos de discussão sobre masculinidades: uma análise sobre hegemonia e branquitude em perfis do Instagram [Grupos de discusión sobre masculinidades: un análisis sobre hegemonía y blanquitud en perfiles de Instagram] [Trabajo de Conclusión de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46020

Carnaúba, R. A. (2019). Trajetórias de adolescentes negras e mães: por outras histórias, por outras políticas públicas [Trayectorias de adolescentes negras y madres: por otras historias, por otras políticas públicas] [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório da UNB. https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/37558/1/2019_RayssaAra%C3%BAjoCarn a%C3%BAba.pdf

Carvalho, J. B., & Melo, M. C. (2019). A família e os papéis de gênero na adolescência [La familia y los roles de género en la adolescencia]. Psicologia & Sociedade, 31, 168505. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31168505 DOI: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31168505

Conrado, M., & Ribeiro, A. A. M. (2017). Homem negro, negro homem: masculinidades e feminismo negro em debate [Hombre negro, hombre negro: masculinidades y feminismo negro en debate]. Revista Estudos Feministas, 25(1), 73-97. https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p73 DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p73

Conselho Federal de Psicologia. (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo [Código de Ética Profesional del Psicólogo]. CFP. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf

Conselho Federal de Psicologia (CFP). (2017). Relações Raciais: referências técnicas para atuação de psicólogas/os [Relaciones Raciales: referencias técnicas para la actuación de psicólogas/os]. CFP.

Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). (2016). Perfil da categoria: Psicólogos no mercado de trabalho [Perfil de la categoría: Psicólogos en el mercado de trabajo]. DIEESE. https://www.dieese.org.br/perfildecategoria/2016/psicologosMercadoTrabalho.html

Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). (2024). Gravidez na adolescencia [Embarazo en la adolescencia]. UNFPA.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSB). (2020). Atlas da violência 2020: principais resultados [Atlas de la violencia 2020: resultados principales]. IPEA.

Laitano, C. (2020). Pai de todos, pai de ninguém: modelos de paternidade no período abolicionista [Padre de todos, padre de nadie: modelos de paternidad en el período abolicionista]. Nau Literária, 16(1), 54-71. https://doi.org/10.22456/1981-4526.104854 DOI: https://doi.org/10.22456/1981-4526.104854

Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências [Prevé el Estatuto del Niño y del Adolescente y otras medidas]. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

Lhullier, L. A. (org.). (2013). Quem é a psicóloga brasileira? Mulher, Psicologia e trabalho [¿Quién es la psicóloga brasileña? Mujer, Psicología y trabajo]. CFP.

Ministério da Saúde. (2017). Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política do SUS [Política Nacional de Salud Integral de la Población Negra: una política del SUS]. Ministério da Saúde.

Nascimento, T. L. C., Teixeira, C. S. S., Anjos, M. S. D., Menezes, G. M. D. S., Costa, M. D. C. N., & Natividade, M. S. D. (2021). Fatores associados à variação espacial da gravidez na adolescência no Brasil, 2014: estudo ecológico de agregados espaciais [Factores asociados a la variación espacial del embarazo adolescente en Brasil, 2014: estudio ecológico de agregados espaciales]. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 30(1), e2019533. https://doi.org/10.1590/S1679-49742021000100003 DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-49742021000100003

Oliveira, L. R., Barros, S. C., Santos, A. O., Penna, W. P., & Veiga, L. (2021). Da Psicologia como profissão feminina à psicologia feminista: criando novos modos e novas epistemologias a partir do feminismo negro [De la Psicología como profesión femenina a la psicología feminista: creando nuevos modos y nuevas epistemologías a partir del feminismo negro]. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 16(3), 1-10. www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3553

Petruccelli, J. L., & Saboia, A. L. (orgs.). (2013). Características Étnico-Raciais da População: classificações e identidades [Características Étnico-Raciales de la Población: clasificaciones e identidades]. IBGE.

Rangel, D. L. O., & Queiroz A. B. A. (2008). A representação social das adolescentes sobre a gravidez nessa etapa da vida [La representación social de las adolescentes sobre el embarazo en esta etapa de la vida]. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 12(4), 780-8. https://doi.org/10.1590/S1414-81452008000400024 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452008000400024

Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. (2012). Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Proporciona directrices y estándares regulatorios para la investigación que involucra a seres humanos]. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. (2016). Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais [Establece las normas aplicables a la investigación en Ciencias Humanas y Sociales]. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Rodrigues, L. S., Silva, M. V. O., & Gomes, M. A. V. (2019). Gravidez na adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola [Embarazo en la adolescencia: sus implicaciones en la adolescencia, la familia y la escuela]. Revista Educação e Emancipação, 12(2), 228-52. https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p228-252 DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p228-252

Rodrigues, P. M., Kostulski, C. A., & Arpini, D. M. (2021). A construção de novas práticas na psicologia na atenção básica: a experiência de residentes psicólogos [La construcción de nuevas prácticas en psicología en la atención primaria: la experiencia de los residentes de psicología]. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 31(2), e310215. https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310215 DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-73312021310215

Rosa, N. B., & Silva-Roosli, A. C. B. (2019). A Psicologia na Atenção Básica: possibilidades de intervenção na promoção e prevenção à saúde [La Psicología en la Atención Básica: posibilidades de intervención en la promoción y prevención de la salud]. Revista Psicologia e Saúde, 11(2), 99-114. https://doi.org/10.20435/pssa.v11i2.654 DOI: https://doi.org/10.20435/pssa.v11i2.654

Silva, A. L. R., Nakagawa, J. T. T., & Silva, M. J. P. (2020). A composição familiar e sua associação com a ocorrência da gravidez na adolescência: estudo caso-controle [La composición familiar y su asociación con la ocurrencia del embarazo en la adolescencia: estudio caso-control]. Revista Enfermagem UERJ, 28(e36283), 1-7. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.36283 DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.36283

Silva, G. L., Biffi, E. F. A., Giuliani, C. D. (2007). Fatores que contribuem para a ocorrência da gravidez na adolescencia [Factores que contribuyen a la ocurrencia del embarazo en la adolescencia]. Caderno Espaço Feminino, 18(2), 405-435. https://www.researchgate.net/publication/277129581_Fatores_que_contribuem_para_a_ocorrencia_da_gravidez_na_adolescencia

Silva, J. M. S. (2017). Mães adolescentes negras na UFBA: as intersecções entre maternidades, raça, trabalho e ensino [Madres adolescentes negras en la UFBA: las intersecciones entre maternidades, raza, trabajo y enseñanza] [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Bahia]. Repositório da UFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27167/1/TCC%20completo_juliana%20marcia%20santos%20silva.pdf

Silva, K. S., & Lopes, Z. A. (2022). Representações sociais sobre a gravidez na adolescência nos estudos da psicología [Representaciones sociales sobre el embarazo en la adolescencia en los estudios de psicología]. Conhecimento & Diversidade, 14(34), 45-64. https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.9473 DOI: https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.9473

Silva, S. G. (2006). A crise da masculinidade: uma crítica à identidade de gênero e à literatura masculinista [La crisis de la masculinidad: una crítica a la identidad de género y a la literatura masculinista]. Psicologia, Ciência e Profissão, 26(1),118-131. https://doi.org/10.1590/S1414-98932006000100011 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932006000100011

Souza, E. C. (2014). Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto) biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, 39(1), 39-50. https://doi.org/10.5902/1984644411344 DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411344

Tavares, N. O., Oliveira, L. V., Lages, S. R. C. (2013). A percepção dos psicólogos sobre o racismo institucional na saúde pública [La percepción de los psicólogos sobre el racismo institucional en la salud pública]. Saúde em Debate, 37(99), 580-587. https://www.scielo.br/j/sdeb/a/jCfZVYPGcL9Sff8MpgtWK6z/abstract/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-11042013000400005

Veiga, L. M. (2019). Descolonizando a psicologia: notas para uma Psicologia Preta [Descolonizando la psicología: notas para una Psicología Negra]. Fractal: Revista de Psicologia, 31, 244-8. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/29000 DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/29000

Publicado

05.11.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

da Silva, B. M. G. ., Martins, D. M. B., Bonfim, C. B., & Bernardo, K. J. C. (2024). Percepções das psicólogas (os) atuantes na Atenção Básica frente à gravidez na adolescência: um olhar sobre gênero, raça e interseccionalidades. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 13, e5707. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5707

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)