Religiosidade/espiritualidade no processo de formação do profissional de saúde: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5206

Palavras-chave:

Religiosidade, Espiritualidade, Formação, Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: Por muito tempo os profissionais de saúde seguiram um modelo com uma visão fragmentada do cuidado, focado apenas na doença. Atualmente, esse modelo tem mudado e os profissionais têm adotado uma visão integral do sujeito, ampliando o entendimento de saúde para aspectos biopsicossociais e espiritual no conceito multidimensional de saúde. OBJETIVOS: analisar o processo de formação do profissional de saúde durante a pós-graduação sobre a inclusão da religiosidade e espiritualidade como prática de cuidado em saúde, e identificar as etapas vivenciadas. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como base metodológica um relato de experiência de março de 2021 a novembro de 2022, a partir da prática de uma residente fisioterapeuta do Programa Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram definidos a divisão e o compartilhamento de algumas fases de aprendizado durante a residência: (1) Desconhecimento sobre o tema na graduação, (2) Introdução teórica ao tema da Espiritualidade e (3) Abordagem com os pacientes e os impactos na minha formação. A análise das etapas foi realizada com base nas leituras de artigos científicos realizadas para embasamento do presente estudo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É importante que mais estudos sobre o tema sejam desenvolvidos, com objetivo de incentivar discussões sobre o assunto nas universidades, para que futuros profissionais de saúde tenham uma formação humanizada, ademais, desenvolver métodos eficazes para integração da espiritualidade na prática clínica e construir/validar escalas no Brasil.

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Publicado

26.03.2024

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Marinho, P. R. da S., & Silva, J. P. . (2024). Religiosidade/espiritualidade no processo de formação do profissional de saúde: relato de experiência. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 13, e5206. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5206