A travessia das adolescências: uma análise psicanalítica da obra “A Viagem de Chihiro”
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e4906Palavras-chave:
Adolescência, Psicanálise, ContemporaneidadeResumo
INTRODUÇÃO: A adolescência assume diferentes concepções a depender da época vivida, sendo importante refletirmos sobre essas diversas leituras. Entretanto, o foco do presente trabalho está voltado para a abordagem da psicanálise que propõe ler esse momento como uma travessia, o momento de transição para a adultez, marcada pelo surgimento de caracteres sexuais secundários e psíquicos que repercutem no encontro com o desconhecido. O filme A viagem de Chihiro conta a história de Chihiro Ogino, uma menina de dez anos que está mudando com os pais para uma nova cidade. Tomando o filme como uma metáfora do adolescer na contemporaneidade, o presente trabalho busca apreender os impasses da adolescência através da trajetória vivida pela personagem Chihiro. Para o desenvolvimento do estudo, a metodologia escolhida foi a pesquisa documental. METODOLOGIA: Para a articulação entre o filme e o tema da pesquisa foi realizada a construção de três eixos de leitura: os lutos inerentes ao processo de adolescência; a adolescência e o tempo lógico de Lacan e os impactos do discurso capitalista na adolescência contemporânea. DISCUSSÃO E RESULTADOS: A viagem percorrida por Chihiro representa o seu adolescer, o qual é marcado por diferentes lutos. Aos poucos, Chihiro vivencia a perda da posição infantil, também, pelas diversas novas responsabilidades que surgem na sua vida, tais como a necessidade de salvar os seus pais, aprender o funcionamento da casa de banho e lidar com as diferentes criaturas nesse novo dia a dia. Os pais da infância, que eram sinônimo de proteção e segurança, gradativamente e dolorosamente se tornam frágeis, levando Chihiro a elaborar uma outra posição subjetiva, tornando-se adulta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A leitura psicanalítica possibilitou um olhar para a singularidade de tal vivência, mostrando os diversos aspectos em jogo que não podem ser limitados aos parâmetros biológicos.
Downloads
Referências
Aberastury, A., & Knobel, M. (1981). Adolescência normal: um enfoque psicanalítico [Adolescencia normal: una aproximación psicoanalítica]. Artmed
Alvarez, P. (2021, agosto 17). Antecedentes do discurso capitalista [Antecedentes del discurso capitalista]. EBP Bahia. https://ebpbahia.com.br/jornadas/2021/antecedentes-do-discurso-capitalista/
Amorim, J. O., & Barros, R. A. (2022). O Mal-Estar do Sujeito Contemporâneo: Os efeitos do Discurso Capitalista [El descontento del sujeto contemporáneo: los efectos del discurso capitalista] . Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 11, e4117. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2022.e4117
Antezana, G., & Urriolagoitia, G. (2021, Outubro 8-10). Que lugar para o amor na adolescência? [Qué lugar para el amor en la adolescencia?]. [Conferência]. X ENAPOL e o XXII Encontro Internacional do Campo Freudiano,Chile. http://enapol.com/wp-content/uploads/2021/09/Amor-y-sexo-en-la-adolescenciaNEL-Portugues.pdf
Badin, R., & Martinho, M. H. (2018). O discurso capitalista e seus gadgets [El discurso capitalista y sus artilugios]. Trivium - Estudos interdisciplinares, 10(2), pp. 140-154. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912018000200003
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo [Análisis de contenido] [L. A. Reto, & A. Pinheiro, Trads.]. Edições 70
Barreto, C., & Hage, M. (2021, Outubro 8-10). Amor e sexo na adolescência [Amor y sexo en la adolescencia]. [Conferência]. X ENAPOL e o XXII Encontro Internacional do Campo Freudiano, Chile. http://enapol.com/wp-content/uploads/2021/09/Amor-e-Sexo-na-AdolescenciaEBP-Portugues.pdf
Birman, J. (2006). Errância, invenção e melancolia: sobre a perda e seus destinos na cultura judaica [Errancia, invención y melancolía: sobre la pérdida y sus destinos en la cultura judía]. In: J. A. Josias (Ed.). Questões Cruciais Para a Psicanálise (pp. 65 - 81). Edufba.
Castro, M. L. S. (2009). Assistência a pacientes oncológicos em tratamento paliativo: contribuições da psicanálise [Asistencia a pacientes oncológicos en tratamiento paliativo: aportes del psicoanálisis]. [Tesis de maestría, Universidade Federal da Bahia]. Pospsi UFBA. https://pospsi.ufba.br/sites/pospsi.ufba.br/files/maria_luiza_sarno.pdf
Coelho, C. M. S. (2006). Psicanálise e laço social: uma leitura do Seminário 17 [Psicoanálisis y lazo social: una lectura del Seminario 17]. Mental, 4(6), pp. 107-121. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272006000100009&lng=pt&tlng=pt.
Domingues, M. R. C. , Domingues, T. L. C. & Baracat, J. (2009). Uma leitura psicanalítica da adolescência: mudança e definição [Una lectura psicoanalítica de la adolescencia: cambio y definición]. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, 12, pp. 1-7. http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/Q311xFKbubqXqki_2013-5-13-12-49-37.pdf
Ferreira, T. H. S. , Farias, M. A., & Silvares, E. F. M. (2010). Adolescência através dos séculos [La adolescencia a través de los siglos]. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(2), pp. 227-234. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000200004
Flanzer, S. N. (2009). A entrada na adolescência [La entrada en la adolescencia]. Estilos da Clínica, 14(27), pp. 124-133. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282009000200008
Formigoni, M. C. (2013). O que é uma criança para a psicanálise? Considerações sobre a estrutura e o infantil [Qué es un niño para el psicoanálisis? Consideraciones sobre la estructura y lo infantil] [Tesis de maestría, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/17000/1/Maria%20Claudia%20Formigoni.pdf
Freud, S. (2016). Três Ensaios sobre as teorias da sexualidade [Tres ensayos sobre teoría sexual]. In: S. Freud. Obras Completas de Sigmund Freud Volume 6 - Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria (“O caso Dora”) e outros textos (1905) [P. C. Souza, Trad.] (pp. 13 - 142). Companhia das Letras. [Texto originalmente publicado en 1905]
Freud, S. (2010). Luto e melancolia [Duelo y melancolía]. In: S. Freud. Obras Completas Volume 12 - Introdução ao Narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916) [P. C. Souza, Trad.] (6 ed., pp. 170-208). Companhia das Letras. [Texto originalmente publicado en 1917]
Furman, M. (2017). El nombre del padre, los nombres del padre. In: M. Chorne, & G. Dessal, Ed. Jacques Lacan: El psicoanálisis y su aporte a la cultura contemporánea [Edição por Chorne, M. & Dessal, G.] (1ª ed., pp. 463 - 472). Fondo de Cultura Económica de España.
Garcez, M. M., & Cohen, R. H. P. (2011). Ponderações sobre o tempo em psicanálise e suas relações com a atualidade [Ponderaciones sobre el tiempo en psicoanálisis y su relación con la actualidad]. Psicologia em Revista, 17(3), pp. 348-362. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682011000300002
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social [Métodos y técnicas de pesquisa social] (6ª ed.). Editora Atlas.
Gondar, J. (2006). Winnicott, Bergson, Lacan: tempo e psicanálise [Winnicott, Bergson, Lacan: tiempo y psicoanalisis]. Ágora, 9(1), pp. 103-117. https://www.scielo.br/j/agora/a/wfBPsF9ndVxFRTcXnTWzYLL/?format=pdf&lang=pt
Gurski, R., & Pereira, M. R. (2016). A experiência e o tempo na passagem da adolescência contemporânea [La experiencia y el tiempo en el pasaje de la adolescencia contemporánea]. Psicologia USP, 27(3), pp. 429-440. https://doi.org/10.1590/0103-656420150005
Lacadée, P. (2007). A passagem ao ato dos adolescentes [El pasaje al acto de los adolescentes] [K. Danemberg, & S. Bianchi, Trad.]. ASEPHallus, 2(4), 1-10. http://www.isepol.com/asephallus/numero_04/traducao_02.htm
Lacan, J. (1992). O Seminário, livro 17: O avesso da psicanálise [El reverso del psicoanálisis] [R. Ari, Trad.]. Zahar
Lacan, J. (2005). O Seminário, livro 10: A angústia [El Seminario 10, La angustia] [R. Vera, & H. Angelina, Trads.]. Zahar
Lima, E. , B. , Jr. , Oliveira, G. , S. , Santos, A. , C. , S. , Schnekenberg, G. F. (2021). Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa [El análisis documental como vía metodológica en la investigación cualitativa]. Cadernos da Fucamp, 20(44), pp. 36-51. https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2356/1451
López, G. (2020). Adoles(seres): La orientación a lo real en la clínica psicoanalítica con adolescentes. Grama Ediciones.
Lustoza, R. Z. (2009). O discurso capitalista de Marx a Lacan: algumas consequências para o laço social [El discurso capitalista de Marx a Lacan: algunas consecuencias para el lazo social]. Ágora, 12(1), pp. 41-52. https://doi.org/10.1590/S1516-14982009000100003
Mattos, A. V. V., Gama, L. & Mendonça, L. G. S. F. (2020). A temporalidade na era da urgência: considerações sobre o tempo do sujeito [Temporalidad en la era de la urgencia: consideraciones sobre el tiempo del sujeto]. Polêm!ca, 20(2), pp. 1-21. https://doi.org/10.12957/polemica.2020.60325
Miller, A. (2015). Em direção à adolescência [Hacia la adolescencia] [C. Vidigal, & B. Albuquerque, Trad.]. [Conferencia]. 3ª Jornada do Instituto da Criança] - Paris. https://docplayer.com.br/57727007-Em-direcao-a-adolescencia-por-jacques-alain-miller.html
Miyazaki, H. (Diretor). (2001). Sen to Chihiro no Kamikakushi [El viaje de Chihiro] [Película]. Studio Ghibli, Toho Co. Ltd.
Moraes, B. M. R., & Weinmann, A. O. (2020). Notas sobre a história da adolescência: transformações e repetições [Apuentes sobre la historia de la adolescencia]. Estilos da clínica, 25(2), pp. 280-296. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i2p280-296
Quinet, A. (1991). As 4+1 condições da análise [Las 4+1 condiciones del análisis] (12 ed, pp. 49 - 72). Zahar
Raone, M. F. (2019). Debates sobre el estatuto de la adolescencia y sus invariantes estructurales en psicoanálisis. Revista Universitaria de Psicoanálisis UBA, 19, pp. 115-124. https://www.psi.uba.ar/investigaciones/revistas/psicoanalisis/trabajos_completos/revista19/fernandez.pdf
Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D., & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas [Investigación documental: pistas teóricas y metodológicas]. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1(1), pp. 1-15. https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351
Silva, L. R. C. , Damaceno, D. A. , Martins, M. C. R. , Sobral, K. M. & Farias, I. M. S. (2009). Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente [La investigación documental: alternativa investigativa en la formación de profesores]. IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. https://proinclusao.ufc.br/wp-content/uploads/2021/08/pesquisa-documental.pdf
Siniscalchi, M, B, B. & Carneiro, C. (2019). Adolescência, Luto e História [Adolescencia, duelo e historia]. Cadernos de psicanálise, 41(41), pp. 141-153. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-62952019000200008
Souza, A. (2008). Duas exceções dos discursos radicais: o discurso do capitalista e o discurso do a-viciado [Dos excepciones de discursos radicales: el discurso del capitalista y el discurso del a-adicto]. In N. José (Ed.). Os discursos na psicanálise (pp. 133 - 143). Companhia de Freud.
Stevens, A. (2013). Quando a adolescência se prolonga [Cuando la adolescencia se prolonga]. Opção Lacaniana Online, 11, pp. 1-15. http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_11/Quando_adolescencia_prolonga.pdf
Unzueta, C., & Zubieta, P. (2010). Una Lectura Psicoanalítica De Los Síntomas Contemporáneos En La Adolescencia Dentro De La Era de La Globalización. Ajayu, 8(2), pp. 29-44. https://ajayu.ucb.edu.bo/a/article/view/167/164
Zanotti, S, V. (2016). O adolescente e seus enlaces: considerações sobre o tempo [El adolescente y sus enredos: consideraciones sobre el tiempo]. Opção Lacaniana online, 20, pp. 1-9. http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_20/O_adolescente_e_seus_enlaces.pdf
Zimerman, D. (2004). Manual de técnica psicoanalítica: una re-visión [Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão]. Artmed
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arisa Hamada, Maria Luiza Sarno Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.