A travessia das adolescências: uma análise psicanalítica da obra “A Viagem de Chihiro”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e4906

Palavras-chave:

Adolescência, Psicanálise, Contemporaneidade

Resumo

INTRODUÇÃO: A adolescência assume diferentes concepções a depender da época vivida, sendo importante refletirmos sobre essas diversas leituras. Entretanto, o foco do presente trabalho está voltado para a abordagem da psicanálise que propõe ler esse momento como uma travessia, o momento de transição para a adultez, marcada pelo surgimento de caracteres sexuais secundários e psíquicos que repercutem no encontro com o desconhecido. O filme A viagem de Chihiro conta a história de Chihiro Ogino, uma menina de dez anos que está mudando com os pais para uma nova cidade. Tomando o filme como uma metáfora do adolescer na contemporaneidade, o presente trabalho busca apreender os impasses da adolescência através da trajetória vivida pela personagem Chihiro. Para o desenvolvimento do estudo, a metodologia escolhida foi a pesquisa documental. METODOLOGIA: Para a articulação entre o filme e o tema da pesquisa foi realizada a construção de três eixos de leitura: os lutos inerentes ao processo de adolescência; a adolescência e o tempo lógico de Lacan e os impactos do discurso capitalista na adolescência contemporânea. DISCUSSÃO E RESULTADOS: A viagem percorrida por Chihiro representa o seu adolescer, o qual é marcado por diferentes lutos. Aos poucos, Chihiro vivencia a perda da posição infantil, também, pelas diversas novas responsabilidades que surgem na sua vida, tais como a necessidade de salvar os seus pais, aprender o funcionamento da casa de banho e lidar com as diferentes criaturas nesse novo dia a dia. Os pais da infância, que eram sinônimo de proteção e segurança, gradativamente e dolorosamente se tornam frágeis, levando Chihiro a elaborar uma outra posição subjetiva, tornando-se adulta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A leitura psicanalítica possibilitou um olhar para a singularidade de tal vivência, mostrando os diversos aspectos em jogo que não podem ser limitados aos parâmetros biológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aberastury, A., & Knobel, M. (1981). Adolescência normal: um enfoque psicanalítico [Adolescencia normal: una aproximación psicoanalítica]. Artmed

Alvarez, P. (2021, agosto 17). Antecedentes do discurso capitalista [Antecedentes del discurso capitalista]. EBP Bahia. https://ebpbahia.com.br/jornadas/2021/antecedentes-do-discurso-capitalista/

Amorim, J. O., & Barros, R. A. (2022). O Mal-Estar do Sujeito Contemporâneo: Os efeitos do Discurso Capitalista [El descontento del sujeto contemporáneo: los efectos del discurso capitalista] . Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 11, e4117. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2022.e4117

Antezana, G., & Urriolagoitia, G. (2021, Outubro 8-10). Que lugar para o amor na adolescência? [Qué lugar para el amor en la adolescencia?]. [Conferência]. X ENAPOL e o XXII Encontro Internacional do Campo Freudiano,Chile. http://enapol.com/wp-content/uploads/2021/09/Amor-y-sexo-en-la-adolescenciaNEL-Portugues.pdf

Badin, R., & Martinho, M. H. (2018). O discurso capitalista e seus gadgets [El discurso capitalista y sus artilugios]. Trivium - Estudos interdisciplinares, 10(2), pp. 140-154. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912018000200003

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo [Análisis de contenido] [L. A. Reto, & A. Pinheiro, Trads.]. Edições 70

Barreto, C., & Hage, M. (2021, Outubro 8-10). Amor e sexo na adolescência [Amor y sexo en la adolescencia]. [Conferência]. X ENAPOL e o XXII Encontro Internacional do Campo Freudiano, Chile. http://enapol.com/wp-content/uploads/2021/09/Amor-e-Sexo-na-AdolescenciaEBP-Portugues.pdf

Birman, J. (2006). Errância, invenção e melancolia: sobre a perda e seus destinos na cultura judaica [Errancia, invención y melancolía: sobre la pérdida y sus destinos en la cultura judía]. In: J. A. Josias (Ed.). Questões Cruciais Para a Psicanálise (pp. 65 - 81). Edufba.

Castro, M. L. S. (2009). Assistência a pacientes oncológicos em tratamento paliativo: contribuições da psicanálise [Asistencia a pacientes oncológicos en tratamiento paliativo: aportes del psicoanálisis]. [Tesis de maestría, Universidade Federal da Bahia]. Pospsi UFBA. https://pospsi.ufba.br/sites/pospsi.ufba.br/files/maria_luiza_sarno.pdf

Coelho, C. M. S. (2006). Psicanálise e laço social: uma leitura do Seminário 17 [Psicoanálisis y lazo social: una lectura del Seminario 17]. Mental, 4(6), pp. 107-121. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272006000100009&lng=pt&tlng=pt.

Domingues, M. R. C. , Domingues, T. L. C. & Baracat, J. (2009). Uma leitura psicanalítica da adolescência: mudança e definição [Una lectura psicoanalítica de la adolescencia: cambio y definición]. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, 12, pp. 1-7. http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/Q311xFKbubqXqki_2013-5-13-12-49-37.pdf

Ferreira, T. H. S. , Farias, M. A., & Silvares, E. F. M. (2010). Adolescência através dos séculos [La adolescencia a través de los siglos]. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(2), pp. 227-234. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000200004

Flanzer, S. N. (2009). A entrada na adolescência [La entrada en la adolescencia]. Estilos da Clínica, 14(27), pp. 124-133. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282009000200008

Formigoni, M. C. (2013). O que é uma criança para a psicanálise? Considerações sobre a estrutura e o infantil [Qué es un niño para el psicoanálisis? Consideraciones sobre la estructura y lo infantil] [Tesis de maestría, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/17000/1/Maria%20Claudia%20Formigoni.pdf

Freud, S. (2016). Três Ensaios sobre as teorias da sexualidade [Tres ensayos sobre teoría sexual]. In: S. Freud. Obras Completas de Sigmund Freud Volume 6 - Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria (“O caso Dora”) e outros textos (1905) [P. C. Souza, Trad.] (pp. 13 - 142). Companhia das Letras. [Texto originalmente publicado en 1905]

Freud, S. (2010). Luto e melancolia [Duelo y melancolía]. In: S. Freud. Obras Completas Volume 12 - Introdução ao Narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916) [P. C. Souza, Trad.] (6 ed., pp. 170-208). Companhia das Letras. [Texto originalmente publicado en 1917]

Furman, M. (2017). El nombre del padre, los nombres del padre. In: M. Chorne, & G. Dessal, Ed. Jacques Lacan: El psicoanálisis y su aporte a la cultura contemporánea [Edição por Chorne, M. & Dessal, G.] (1ª ed., pp. 463 - 472). Fondo de Cultura Económica de España.

Garcez, M. M., & Cohen, R. H. P. (2011). Ponderações sobre o tempo em psicanálise e suas relações com a atualidade [Ponderaciones sobre el tiempo en psicoanálisis y su relación con la actualidad]. Psicologia em Revista, 17(3), pp. 348-362. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682011000300002

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social [Métodos y técnicas de pesquisa social] (6ª ed.). Editora Atlas.

Gondar, J. (2006). Winnicott, Bergson, Lacan: tempo e psicanálise [Winnicott, Bergson, Lacan: tiempo y psicoanalisis]. Ágora, 9(1), pp. 103-117. https://www.scielo.br/j/agora/a/wfBPsF9ndVxFRTcXnTWzYLL/?format=pdf&lang=pt

Gurski, R., & Pereira, M. R. (2016). A experiência e o tempo na passagem da adolescência contemporânea [La experiencia y el tiempo en el pasaje de la adolescencia contemporánea]. Psicologia USP, 27(3), pp. 429-440. https://doi.org/10.1590/0103-656420150005

Lacadée, P. (2007). A passagem ao ato dos adolescentes [El pasaje al acto de los adolescentes] [K. Danemberg, & S. Bianchi, Trad.]. ASEPHallus, 2(4), 1-10. http://www.isepol.com/asephallus/numero_04/traducao_02.htm

Lacan, J. (1992). O Seminário, livro 17: O avesso da psicanálise [El reverso del psicoanálisis] [R. Ari, Trad.]. Zahar

Lacan, J. (2005). O Seminário, livro 10: A angústia [El Seminario 10, La angustia] [R. Vera, & H. Angelina, Trads.]. Zahar

Lima, E. , B. , Jr. , Oliveira, G. , S. , Santos, A. , C. , S. , Schnekenberg, G. F. (2021). Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa [El análisis documental como vía metodológica en la investigación cualitativa]. Cadernos da Fucamp, 20(44), pp. 36-51. https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2356/1451

López, G. (2020). Adoles(seres): La orientación a lo real en la clínica psicoanalítica con adolescentes. Grama Ediciones.

Lustoza, R. Z. (2009). O discurso capitalista de Marx a Lacan: algumas consequências para o laço social [El discurso capitalista de Marx a Lacan: algunas consecuencias para el lazo social]. Ágora, 12(1), pp. 41-52. https://doi.org/10.1590/S1516-14982009000100003

Mattos, A. V. V., Gama, L. & Mendonça, L. G. S. F. (2020). A temporalidade na era da urgência: considerações sobre o tempo do sujeito [Temporalidad en la era de la urgencia: consideraciones sobre el tiempo del sujeto]. Polêm!ca, 20(2), pp. 1-21. https://doi.org/10.12957/polemica.2020.60325

Miller, A. (2015). Em direção à adolescência [Hacia la adolescencia] [C. Vidigal, & B. Albuquerque, Trad.]. [Conferencia]. 3ª Jornada do Instituto da Criança] - Paris. https://docplayer.com.br/57727007-Em-direcao-a-adolescencia-por-jacques-alain-miller.html

Miyazaki, H. (Diretor). (2001). Sen to Chihiro no Kamikakushi [El viaje de Chihiro] [Película]. Studio Ghibli, Toho Co. Ltd.

Moraes, B. M. R., & Weinmann, A. O. (2020). Notas sobre a história da adolescência: transformações e repetições [Apuentes sobre la historia de la adolescencia]. Estilos da clínica, 25(2), pp. 280-296. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i2p280-296

Quinet, A. (1991). As 4+1 condições da análise [Las 4+1 condiciones del análisis] (12 ed, pp. 49 - 72). Zahar

Raone, M. F. (2019). Debates sobre el estatuto de la adolescencia y sus invariantes estructurales en psicoanálisis. Revista Universitaria de Psicoanálisis UBA, 19, pp. 115-124. https://www.psi.uba.ar/investigaciones/revistas/psicoanalisis/trabajos_completos/revista19/fernandez.pdf

Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D., & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas [Investigación documental: pistas teóricas y metodológicas]. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1(1), pp. 1-15. https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351

Silva, L. R. C. , Damaceno, D. A. , Martins, M. C. R. , Sobral, K. M. & Farias, I. M. S. (2009). Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente [La investigación documental: alternativa investigativa en la formación de profesores]. IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. https://proinclusao.ufc.br/wp-content/uploads/2021/08/pesquisa-documental.pdf

Siniscalchi, M, B, B. & Carneiro, C. (2019). Adolescência, Luto e História [Adolescencia, duelo e historia]. Cadernos de psicanálise, 41(41), pp. 141-153. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-62952019000200008

Souza, A. (2008). Duas exceções dos discursos radicais: o discurso do capitalista e o discurso do a-viciado [Dos excepciones de discursos radicales: el discurso del capitalista y el discurso del a-adicto]. In N. José (Ed.). Os discursos na psicanálise (pp. 133 - 143). Companhia de Freud.

Stevens, A. (2013). Quando a adolescência se prolonga [Cuando la adolescencia se prolonga]. Opção Lacaniana Online, 11, pp. 1-15. http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_11/Quando_adolescencia_prolonga.pdf

Unzueta, C., & Zubieta, P. (2010). Una Lectura Psicoanalítica De Los Síntomas Contemporáneos En La Adolescencia Dentro De La Era de La Globalización. Ajayu, 8(2), pp. 29-44. https://ajayu.ucb.edu.bo/a/article/view/167/164

Zanotti, S, V. (2016). O adolescente e seus enlaces: considerações sobre o tempo [El adolescente y sus enredos: consideraciones sobre el tiempo]. Opção Lacaniana online, 20, pp. 1-9. http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_20/O_adolescente_e_seus_enlaces.pdf

Zimerman, D. (2004). Manual de técnica psicoanalítica: una re-visión [Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão]. Artmed

Publicado

26.05.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Hamada, A., & Castro, M. L. S. (2023). A travessia das adolescências: uma análise psicanalítica da obra “A Viagem de Chihiro”. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 12, e4906. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e4906