Oportunidades de emprego e trabalho para egressos do sistema prisional: revisão sistemática

Autores

  • Juliana Ferreira da Silva Universidade Católica de Brasília-UCB.
  • Luiza Gayão Araújo e Silva Universidade Católica de Brasília - UCB.
  • Maria Liz Cunha de Oliveira Universidade Católica de Brasília. Programa de Mestrado Profissional da ESCS/FEPECS
  • Maria Aparecida Penso Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i2.3711

Palavras-chave:

Revisão Sistemática. Prisão. Solicitação de Emprego. Inclusão social.

Resumo

OBJETIVO: Analisar a literatura científica sobre a reinserção social de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. MÉTODOFoi realizada uma revisão sistemática com busca e seleção de estudos via Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de 2009 a 2019, adotando critérios de disponibilidade na íntegra, em língua espanhola, inglesa ou portuguesa. A busca, seleção, avaliação de qualidade e extração de dados foram realizadas independentemente por duas pesquisadoras. Foram encontradas 555 produções, sendo filtradas a partir de título e resumo e, na sequência, inventariados tecnicamente; posteriormente, foi realizada a análise do texto na íntegra dos artigos selecionados nas etapas anteriores. RESULTADOSForam avaliados 10 artigos, onde seis estudam a inserção do egresso no mercado de trabalho na perspectiva do sexo masculino e apenas um artigo trata dos dois sexos. Quanto à perspectiva de gênero, não foi encontrada referência. Os resultados dos estudos analisados tiveram objetivos distintos, tendo em comum a investigação de diferentes tipos de inserção de ex-detentos no mercado de trabalho e as tendências dessas produções são caracterizadas pela restrição de encontrar trabalho. CONCLUSÃO: A análise dos artigos verificou que os egressos do sistema prisional enfrentam uma confluência de fatores de difícil superação para alcançar algum tipo de trabalho, quais sejam, o estigma que pesa sobre eles, o baixo nível de escolaridade e a precarização do trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Ferreira da Silva, Universidade Católica de Brasília-UCB.

    Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília-UCB.

  • Luiza Gayão Araújo e Silva, Universidade Católica de Brasília - UCB.
    Psicóloga pela Universidade Católica de Brasília - UCB.
    Atuou no Projeto como bolsista de Iniciação Científica na Universidade Católica de Brasília pelo CNPq.
  • Maria Liz Cunha de Oliveira, Universidade Católica de Brasília. Programa de Mestrado Profissional da ESCS/FEPECS

    Doutora em Ciências da Saúde, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília-UnB, Pós Doc em psicologia social, docente do Programa de Mestrado Profissional da ESCS/FEPECS, do Curso de Enfermagem e da Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB. 

  • Maria Aparecida Penso, Universidade Católica de Brasília - UCB

    Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu  em Psicologia

Publicado

26.07.2021

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

Oportunidades de emprego e trabalho para egressos do sistema prisional: revisão sistemática. (2021). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 10(2), 332-341. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i2.3711

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>