O processo de construção do TCC em psicologia: uma experiência compartilhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3390

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Psicologia, Currículo, Autoria e Produção Acadêmica.

Resumo

O presente trabalho apresenta as concepções que guiam as diretrizes e o processo de construção dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) do curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), além de uma análise das principais características que marcam as produções dos últimos 10 anos (2009-2019). O TCC integra a construção curricular em Psicologia, na EBMSP, como uma narrativa autoral e orientada que rubrica a formação com autonomia e reflexão teórico-metodológica de um tema-problema da contemporaneidade. O trabalho trafega em dialogicidade, perspectiva comunicacional horizontal que permite trocas, implicações, negociações entre os entes que compõem a compreensão e a escrita. Por ser artesanal, o processo de construção do TCC surge nesse texto como metáfora do ofício das baianas do acarajé, uma vez que, assim como ocorre com a culinária do acarajé, envolve etapas interdependentes e sequenciais. Para tornar isso possível, o curso oferece cinco disciplinas que oferecem suporte direto ao desenvolvimento dos TCCs, estando distribuídas ao longo de três semestres letivos. O encerramento dessa trajetória é coroado pela solenidade de defesa pública do trabalho. Nos últimos 10 anos, 387 TCCs foram produzidos e defendidos no curso, representando diferentes modalidades de produções científicas, como revisões de literatura, pesquisas empíricas e relatos de experiência. Evidencia-se elevado interesse pelas temáticas relacionadas ao eixo da Psicologia, Sociedade e Cultura e pelas áreas de atuação ligadas à saúde e clínica, o que reflete características ligadas à própria profissão e ao perfil do curso da EBMSP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

14.12.2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Danon, C. A. F., Aguiar, C. V. N., Tironi, M. O. S., & Silva, S. M. B. da. (2020). O processo de construção do TCC em psicologia: uma experiência compartilhada. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(4), 474-481. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3390