A Prática do Yoga no Pré-natal: redução do estresse e outros achados

Autores

  • Maria Antonieta Nascimento Araújo Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/ Docente do curso de Psicologia (autora para contato)
  • Beatriz Gavazzi Lopes Prado Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/discente e aluna de Iniciação Científica

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i3.3051

Palavras-chave:

Yoga. Stress psicológico. Gravidez. Intervenção precoce.

Resumo

Na gestação, a mulher está suscetível a diversos fatores que geram estresse recorrente. Tais fatores, descritos como estressores, são considerados disparadores de sintomas de angústia que, eventualmente, evoluem para quadros de ansiedade e depressão (pré e pós-parto), e mesmos respostas orgânicas, como a elevação das taxas de biomarcadores do estresse como o cortisol, o de maior abundância. O yoga foi apontado como benéfico para o sistema hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA), repercutindo no Sistema Nervoso Autônomo (SNA), com consequente melhora na saúde física e mental. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar e sistematizar o conhecimento produzido pela literatura científica acerca dos efeitos do yoga sobre o estresse em mulheres grávidas. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão integrativa de conteúdos, em artigos da base de dados do Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), no período de 2012 a 2019. Mediante a busca em descritores – yoga; gravidez; pregnancy; stress – chegou-se a 124 estudos, entre os quais, 13 deles obedeciam aos critérios de inclusão para serem revisados. Depois das análises, os desfechos das intervenções com yoga foram categorizados enquanto efeitos primários e secundários, os primeiros refletindo os sintomas do estresse na gestação e os secundários representando os seus efeitos no que tange a dor e desconforto na gestação e parto e marcadores de saúde do recém-nascido. Conclusão: o yoga no pré-natal de gestantes foi considerado eficaz e os benefícios levantados colocam-na como uma estratégia que pode ser prescrita, tanto de forma preventiva como complementar no tratamento dos sintomas do estresse na gestação. Acrescenta-se que, tendo em vista os impactos psicológicos do surto pandêmico do Covid-19, na atualidade, a prática de yoga pode ser uma importante ferramenta para o cuidado da saúde mental de gestantes neste período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Antonieta Nascimento Araújo, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/ Docente do curso de Psicologia (autora para contato)
    Curso de Psicologia
  • Beatriz Gavazzi Lopes Prado, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/discente e aluna de Iniciação Científica
    Curso de Psicologia

Publicado

26.11.2020

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

Araújo, M. A. N., & Prado, B. G. L. (2020). A Prática do Yoga no Pré-natal: redução do estresse e outros achados. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(3), 374-387. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i3.3051

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>