Atuação ética e contextualizada nos estágios básicos supervisionados em Psicologia da Saúde: um relato de experiência de docentes
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3025Palavras-chave:
Psicologia. Estágio. Saúde. Ética. Internato em Psicologia.Resumo
A Psicologia, enquanto ciência e profissão, passou por algumas propostas curriculares e, com isso, discussões sobre ensino em psicologia têm se adensado, assim como os debates acerca das práticas na formação, com o reconhecimento da contribuição de estágios básicos ao longo do curso. O Sistema Único de Saúde auxiliou sobremaneira na demonstração do quanto a aproximação das diversas realidades em saúde ainda se faz necessária para uma atuação engajada da categoria. O objetivo deste trabalho é discutir a importância dos estágios para a formação da futura psicóloga. Utilizamos o relato de experiência de professoras do Internato em psicologia, uma modalidade específica em estágio básico, para problematizar a relevância do desenvolvimento de competências profissionais, que auxiliem na qualificação dessa atuação. Esse Internato está presente no quarto ano do curso de Psicologia de uma faculdade em Salvador, Bahia, e propõe a passagem de pequenos grupos de estudantes por campos variados da saúde e das organizações de trabalho. Compreendemos que o transitar do estudante por diversos contextos de prática na saúde e ter a mediação de uma professora são diferenciais para a formação na área. Essa proposta de estágio contribui para o desenvolvimento de um profissional crítico, ético, reflexivo e mais atento aos fenômenos que ocorrem com aqueles a quem presta serviço e a si mesmo. Estudos como este e outros com metodologias diversas podem auxiliar na construção de práticas profissionais e pedagógicas em Psicologia mais reflexivas e comprometidas com a nossa realidade brasileira.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
20.11.2020
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Como Citar
Palmeira, A. T., & Guerra, M. I. A. C. (2020). Atuação ética e contextualizada nos estágios básicos supervisionados em Psicologia da Saúde: um relato de experiência de docentes. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(4), 482-494. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3025