Psicologia, espiritualidade/religiosidade e cuidados paliativos: uma revisão integrativa

Autores

  • Beatriz Fonseca Aguiar
  • Jéssica Plácido Silva Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i1.2964

Palavras-chave:

Cuidados paliativos. Espiritualidade. Psicologia.

Resumo

INTRODUÇÃO: A espiritualidade faz parte da constituição psíquica, gerando comportamentos que influenciam na percepção da dicotomia saúde/doença e para pacientes em cuidados paliativos é considerada uma necessidade mais urgente por conta do momento de vulnerabilidade. OBJETIVO: Analisar na literatura produções sobre as interfaces entre psicologia e espiritualidade/religiosidade no contexto de cuidados paliativos. MÉTODO: Revisão Integrativa da literatura, com coleta de dados no mês de fevereiro de 2018, nas bases de dados PEPSIC, SCIELO, SCOPUS, PubMed, de artigos publicados entre janeiro de 2015 e dezembro de 2018 e os descritores utilizados foram “psyholog*”, “spirit*” e “palliative care”. RESULTADOS E DISCUSSÃO:  foram incluídos 05 artigos, em que a espiritualidade aparece como uma necessidade do paciente e de sua família, fazendo parte do cuidado integral fornecido/outorgado ao paciente em cuidados paliativos. Os conceitos de espiritualidade apresentados são convergentes, existem práticas e abordagens que possibilitam à psicóloga trabalhar a dimensão espiritual nos cuidados paliativos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: é relevante considerar a dimensão espiritual de pacientes em contexto de cuidados paliativos, portanto, faz-se necessário essa temática durante a formação acadêmica em Psicologia, bem como o desenvolvimento de novos estudos realizados sobre esse tema por psicólogos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Fonseca Aguiar
    Graduação em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Jéssica Plácido Silva, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Curso de Psicologia. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

    Doutorado em andamento no Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Universidade Federal da Bahia. 

Downloads

Publicado

01.02.2021

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

Psicologia, espiritualidade/religiosidade e cuidados paliativos: uma revisão integrativa. (2021). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 10(1), 158-167. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i1.2964