Visita domiciliar e saúde mental: um relato de experiência

Autores

  • Catharine Marcella Rosas de Araújo
  • Jéssica Plácido Silva Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.2958

Palavras-chave:

Assistência domiciliar. Formação profissional. Psicologia. Saúde mental.

Resumo

INTRODUÇÃO: As atividades práticas durante a graduação são oportunidades para os estudantes lidarem com sujeitos reais. Quando tais atividades ocorrem no âmbito do Sistema Único de Saúde, principalmente, na atenção primária, é oferecido ao estudante a noção de pluralismo sociocultural. OBJETIVO:  Discutir a importância das Visitas Domiciliares enquanto atividade docente-assistencial, identificando os benefícios, as potencialidades e os desafios dessa ferramenta.  METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a prática das Visitas Domiciliares num contexto pedagógico, em um Internato de Psicologia. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O internato em atenção primária à saúde acontece no Complexo Comunitário Vida Plena, localizado em Pau da Lima, bairro periférico de Salvador. Nessa unidade de saúde, o protocolo para visita domiciliar consiste em Planejamento, Visita, Supervisão e Confecção do relatório.  O planejamento é realizado através da leitura do prontuário. Tal leitura proporciona o contato prévio com a família e a possibilita a confecção de objetivos específicos para visita. Durante a visita, é necessário lidar com o tempo emocional e cronológico, vínculo sem julgamento, escuta atenta, interferência dos familiares e vizinhos, vulnerabilidade e risco social, educação em saúde e, sobretudo, questões psicológicas dos usuários. A supervisão, compreendida como um momento de facilitação e suporte aos estudantes, desenvolveu nossa criticidade e amadureceu a correlação teoria-prática. Na confecção do relatório, as palavras registradas precisavam ser escolhidas com esmero para garantir o acompanhamento de qualidade dos usuários. CONCLUSÃO: As Visitas Domiciliares são instrumentos potentes de formação. Viver a experiência com autonomia e ao mesmo tempo tendo a orientação e o apoio da professora, foi o grande diferencial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Catharine Marcella Rosas de Araújo
    Graduação em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
  • Jéssica Plácido Silva, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade Federal da Bahia

    Curso de Psicologia. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 

    Doutorado em andamento no Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Universidade Federal da Bahia. 

Downloads

Publicado

14.12.2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Visita domiciliar e saúde mental: um relato de experiência. (2020). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(4), 495-505. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.2958