Vivências de mulheres sobre o processo de parturição e pós-parto em um hospital escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i3.2915

Palavras-chave:

Psicologia hospitalar. Maternidade. Poder disciplinar. Institucionalização.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou compreender a percepção das mulheres sobre o atendimento ofertado em um Hospital-Escola Público, assim como apreender as representações sociais sobre maternidade que perpassam este contexto, considerando de que forma a amamentação tem sido vivenciada pelas mulheres e incorporada na assistência em saúde. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas presenciais semiestruturadas com oito mulheres hospitalizadas. A escolha pela entrevista semiestruturada se deu para que o foco da pesquisa pudesse ser investigado e não corrêssemos o risco de obter falas aleatórias e não relacionadas ao tema. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin, resultando em quatro categorias de análise elaboradas pela pesquisadora após análise do conteúdo das falas obtidas, são elas: a) As representações sobre ser mãe; b) Vivências do trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato; c) A institucionalização do corpo; d) Atendimento ofertado às mulheres e relação profissional-paciente. Como resultados, elucidou-se que as representações sociais sobre a maternidade estavam presentes nas experiências das mulheres entrevistadas, interferindo em sua maternagem e na percepção da amamentação, bem como na assistência em saúde. A institucionalização do corpo e partos disciplinadores entre cuidado/prevenção também agravam a regulação da mulher. Relatos de práticas de acolhimento, interdisciplinaridade e integralidade no cuidado estiveram presentes, porém a vivência de limitações nos processos comunicacionais, a organização do serviço de saúde, a relação de saber/poder transformada em hierarquização no encontro paciente-profissional e a objetificação da mulher no processo de parto, denotaram a necessidade de importantes modificações na forma de cuidar e assistir mulheres durante este processo, afim de possibilitar o protagonismo das mulheres e humanização hospitalar. Percebeu-se a importância desta pesquisa como forma de efetivação de um lugar de fala para as mulheres-pacientes e suas realidades, fato que justifica sua execução e publicação, uma vez que os dados obtidos podem contribuir para a melhora dos cuidados ofertados pela equipe multiprofissional, que pode também atuar objetivando a construção de um espaço de troca entre essas pacientes e os profissionais que as atendem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabella Kolln Genero, Universidade Estadual de Maringá-UEM.
    Psicóloga Especialista em Urgência e Emergência pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Maringá e Hospital Regional Universitário de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.
  • Karolina Reis dos Santos, Universidade Estadual de Maringá-UEM.
    Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

26.11.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Kolln Genero, I., & Reis dos Santos, K. (2020). Vivências de mulheres sobre o processo de parturição e pós-parto em um hospital escola. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(3), 261-279. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i3.2915

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>