Estudantes de enfermagem e medicina inseridos na prática profissional: percepção de equipes
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i3.2395Palavras-chave:
Saúde da Família. Currículo. Educação. Aprendizagem Baseada em Problemas.Resumo
A Estratégia Saúde da Família constitui-se como uma reorganização do modelo de atenção em saúde e as mudanças na formação profissional são essenciais para a transformação da prática. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção de profissionais de saúde de equipes de Estratégia Saúde da Família sobre as atividades e a inserção dos estudantes de 1° e 2° anos dos cursos de Enfermagem e Medicina de uma faculdade pública. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e analisados com base na análise de conteúdo, modalidade temática. Os temas emergentes foram: O processo de inserção dos estudantes na equipe da ESF; O vínculo entre estudantes, famílias e equipe da ESF favorecendo a aprendizagem significativa e Desafios inerentes à formação profissional por métodos ativos de ensino-aprendizagem. Os profissionais acolhem as necessidades de aprendizagem dos estudantes e reconhecem que há troca de saberes. A inserção ocorre por meio da comunicação efetiva com a equipe. A presença do estudante na ESF é considerada como fator importante na construção do vínculo e facilitação do acesso ao serviço de saúde, entendidas como ferramentas prioritárias para o bom desenvolvimento do modelo de vigilância em saúde. As dificuldades de inserção no cenário foram atribuídas ao desenvolvimento inerente à aprendizagem ativa. Inserir, portanto, o estudante na ESF fortalece o que é preconizado para a formação atual das profissões da saúde, oportunizando a valorização da qualidade da assistência, a relevância do trabalho e, principalmente, o cuidado em saúde.