Nzolani: novas vontades, saberes e fazeres na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i3.2391Palavras-chave:
Educação superior. Solidariedade. Projetos sociais. Extensão universitária.Resumo
O objetivo deste artigo foi apresentar instrumentos teóricos-metodológicos que temos utilizado e (re)construído em nossas experiências de atuação solidária, neste caso, vividas no contexto da disciplina Construção de Projetos Sociais Multidisciplinares, da Universidade de Brasília, a partir da narrativa dos/as participantes envolvidos/as no desenvolvimento dos projetos sociais intulados: Revitalização da Escola Flor de Laranjeira (em Brasília) e Combate à Intolerância Religiosa (em Salvador). A pesquisa qualitativa com delineamento de pesquisa-ação fundamentou a prática; e a pesquisa narrativa fundamentou a construção de informações para a análise das experiências, entendida como as lembranças que a pessoa tem de uma situação vivida que a impactou. As narrativas, analisadas com base nos pressupostos da análise temática dialógica, geraram dois eixos vinculados aos significados atribuídos à experiência de atuação solidária: modo de execução e consequência. A análise das narrativas dos/as estudantes demonstrou que os contextos formativos, construídos na disciplina, afetaram seus posicionamentos de si, no sentido de considerar, com mais propriedade, os outros escopos sociais e os contextos com os quais/nos quais interagiram, favorecendo a construção de identidades profissionais solidárias. Com isso, entendemos que a inovação da atuação extensionista está em evocar e/ou permitir a construção de posicionamentos preponderantes de colaboração, que evidenciam um agir de troca intencionalmente solidário, que tende a gerar alegria, saúde mental e sentimento de dever cumprido, como evidenciado nos relatos dos/as estudantes.