Nzolani: novas vontades, saberes e fazeres na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i3.2391

Palavras-chave:

Educação superior. Solidariedade. Projetos sociais. Extensão universitária.

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar instrumentos teóricos-metodológicos que temos utilizado e (re)construído em nossas experiências de atuação solidária, neste caso, vividas no contexto da disciplina Construção de Projetos Sociais Multidisciplinares, da Universidade de Brasília, a partir da narrativa dos/as participantes envolvidos/as no desenvolvimento dos projetos sociais intulados: Revitalização da Escola Flor de Laranjeira (em Brasília) e Combate à Intolerância Religiosa (em Salvador). A pesquisa qualitativa com delineamento de pesquisa-ação fundamentou a prática; e a pesquisa narrativa fundamentou a construção de informações para a análise das experiências, entendida como as lembranças que a pessoa tem de uma situação vivida que a impactou. As narrativas, analisadas com base nos pressupostos da análise temática dialógica, geraram  dois eixos vinculados aos significados atribuídos à experiência de atuação solidária: modo de execução e consequência. A análise das narrativas dos/as estudantes demonstrou que os contextos formativos, construídos na disciplina, afetaram seus posicionamentos de si, no sentido de considerar, com mais propriedade, os outros escopos sociais e os contextos com os quais/nos quais interagiram, favorecendo a construção de identidades profissionais solidárias. Com isso, entendemos que a inovação da atuação extensionista está em evocar e/ou permitir a construção de posicionamentos preponderantes de colaboração, que evidenciam um agir de troca intencionalmente solidário, que tende a gerar alegria, saúde mental e sentimento de dever cumprido, como evidenciado nos relatos dos/as estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Eugênia Caixeta, Faculdade UnB Planaltina/ Universidade de Brasília
    Psicóloga.  Bacharel em Psicologia. Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Universidade de Brasília, no campus Planaltina. Membro da área de Educação da Facudade UnB Planaltina.

Publicado

12.08.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Nzolani: novas vontades, saberes e fazeres na educação superior. (2019). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(3), 282-297. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i3.2391

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>