Conhecimentos de Calouros de Psicologia sobre o Sistema Único de Saúde

Maanaín Rodrigues de Sousa, Jullyane Renata Lopes Felix, Mônica Cristina Batista de Melo, Michele Gomes Tarquino

Resumo


A atuação do psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) demanda habilidades e competências desenvolvidas desde a formação, sendo importante o contato com a prática e a articulação com a teoria envolvendo o SUS ao longo da graduação. O estudo buscou descrever os conhecimentos de estudantes calouros de um curso de psicologia, que estão inseridos na prática em Atenção Primária à Saúde (APS), acerca do SUS. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa realizado com 16 estudantes do primeiro período de um curso de graduação em psicologia. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, a primeira sendo um questionário autoaplicável que teve seus resultados analisados e descritos na forma de frequências absolutas e percentuais das respostas, e a segunda etapa consistiu num grupo focal, norteado por questões abertas, cujas respostas foram submetidas à Técnica de Análise de Conteúdo. O estudo revelou que as metodologias ativas nos cursos de psicologia auxiliam no aprendizado dos estudantes sobre o SUS, e dão a oportunidade desses estudantes se perceberem como futuros profissionais em constante aprendizado, voltando-se também à saúde pública.

Palavras-chave


Sistema Único de Saúde. Conhecimento. Formação profissional. Estudantes universitários.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2246

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Maanaín Rodrigues de Sousa, Jullyane Renata Lopes Felix, Mônica Cristina Batista de Melo, Michele Gomes Tarquino

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta revista foi indexada e/ou catalogada nas seguintes bases de dados: 

                              

 

Revista Psicologia, Diversidade e Saúde | ISSN: 2317-3394

Site atualizado em 13/12/2018

Licença Creative Commons