EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, MEDIAÇÃO ESCOLAR NO MARCO DA CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA

Autores

  • Helder Risler de Oliveira
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.211

Palavras-chave:

Política educacional, Mediação escolar, Violência na escola

Resumo

A evolução dos direitos humanos tem se dado em um longo processo. São direitos que foram construídos e ampliados ao longo da história. As transformações sociais trazem a cada dia novos direitos e se buscam meios de garantir e efetivar esses direitos dentro da sociedade, já que a observância e o respeito aos direitos humanos são fundamentais para o desenvolvimento e a preservação de toda a humanidade. É neste sentido que se propõe um elemento base que se mostra adequado para o problema: a educação. A educação em direitos humanos contempla a proposta de difundir valores que estimulem a luta pela dignidade da pessoa humana e para solidificar os direitos fundamentais. A mediação de conflitos dentro da escola se mostra como prática da educação em direitos humanos, pois é um meio consensual de resolução de conflitos, no qual se incentivam o diálogo, a escuta, o respeito ao outro, com vistas a construir um processo de solidariedade e aprimoramento das relações dentro da escola, com reflexo em toda a sociedade. Assim, propomo-nos discutir a mediação de conflitos como uma proposta de política educacional para resolver os conflitos, melhorar a convivência e prevenir a violência nas escolas, destacando fases e ações, bem como as percepções da comunidade escolar, dos mediadores e usuários dos programas adotados como estratégia para viabilizar a educação em direitos humanos nas escolas públicas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01.05.2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, MEDIAÇÃO ESCOLAR NO MARCO DA CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA. (2013). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.211

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>