Traços de um coração doente: Psicologia em diálogo com a Cardiologia

Autores

  • Taiane dos Santos Ventura Faculdade Ruy Barbosa
  • Barbara Borges Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2030

Palavras-chave:

cardiopatia, emoções, tratamento psicológico, paciente cirúrgico

Resumo

INTRODUÇÃO: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as doenças cardiovasculares lideram o ranking referente à óbitos no país. Há também uma superlotação dos hospitais com essa demanda, o que demonstra a urgência em investimentos e estudos na área. OBJETIVO: Esse artigo tem como objetivo realizar uma investigação acerca dos fatores emocionais que envolvem as doenças cardiovasculares de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca, bem como as causas e tratamento sob o viés da psicologia. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa de caráter revisional através do levantamento bibliográfico da temática que teve como referencial a abordagem qualitativa a partir da base de dados BVS-PSI, livros e capítulos de livros. RESULTADOS: Delimitou-se categorias diante dos temas mais relevantes encontrado nas pesquisas, organizado nos seguintes grupos: psicofisiologia das emoções; aspectos psicológicos; simbologia do coração; a cirurgia e o paciente cirúrgico; atuação do psicólogo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A multifatoriedade da enfermidade aponta para a importância de uma visão ampliada sobre os fenômenos saúde-doença. Diante disso, este estudo espera contribuir com os avanços no conhecimento das doenças cardiovasculares sob a perspectiva da psicologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Taiane dos Santos Ventura, Faculdade Ruy Barbosa
    Psicóloga. Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Ruy Barbosa.
  • Barbara Borges Rodrigues

    Psicóloga do Hospital Santa Izabel. Especialista em Gestalt-Terapia (IGTN); especialista em Psicologia Hospitalar (FRB); docente do curso de pós-graduação da Faculdade Ruy Barbosa. 

     

Downloads

Publicado

13.08.2018

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Ventura, T. dos S., & Rodrigues, B. B. (2018). Traços de um coração doente: Psicologia em diálogo com a Cardiologia. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(3), 463-478. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2030

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>