Vidas em formação: narrativas de acadêmicos sobre a experiência na graduação em Psicologia

Autores

  • Lucas Monteiro Pellá Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, campus Irati, Paraná, Brasil.
  • Claudia Regina Magnabosco-Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, campus Irati, Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1936

Palavras-chave:

Estudantes de Psicologia. Ensino superior. Saúde mental de estudantes. Assistência estudantil. Formação em Psicologia.

Resumo

A partir de uma intervenção sobre sofrimento psíquico na universidade, buscamos compreender a experiência de vida na graduação em psicologia na contemporaneidade por meio de uma pesquisa qualitativa. Em outubro de 2017 foram produzidas narrativas com seis estudantes do 3º ano do curso de Psicologia da UNICENTRO, Irati, Paraná, Brasil, com média de 21 anos de idade, advindos de outras cidades do país. Eles revelaram significativa diferença entre as expectativas no ingresso na graduação e seu cotidiano e em como percebem e se posicionam perante a vida e o mundo atualmente. Narram sentir uma sobrecarga provocada por cinco fatores: a) curso público e integral com grade curricular extensa; b) diversidade de teorias, disciplinas e práticas ministradas ao mesmo tempo; c) quantidade de leituras, reflexões e/ou tarefas para além das aulas; d) conteúdo denso e inquietante; e) uma exigência ética da Psicologia. Relatam sofrimento na forma de distanciamento de familiares, amigos e atividades prazerosas; cansaço geral e mental, disfunções no sono, nervosismo, preocupação, ansiedade, angústia, culpa, tristeza e pressão e  solicitam a criação de múltiplos espaços de assistência estudantil. O estudo apontou para a multiplicidade de modos de ser estudante e experenciar a graduação, e para a complexidade dessa vivência constituída em um mundo em constante mutação e produção de demandas. Indica a urgência da Universidade e seus diferentes atores refletirem sobre seu papel diante de novas questões oriundas da maior diversidade de estudantes e suas necessidades. São essenciais pesquisas com maior número de acadêmicos, de distintos cursos e instituições.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Monteiro Pellá, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, campus Irati, Paraná, Brasil.
    Estudante do 5 ano do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, campus Irati, Paraná.
  • Claudia Regina Magnabosco-Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, campus Irati, Paraná.
    Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em Saúde Coletiva. Docente do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, campus Irati, Paraná.

Downloads

Publicado

05.09.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pellá, L. M., & Magnabosco-Martins, C. R. (2018). Vidas em formação: narrativas de acadêmicos sobre a experiência na graduação em Psicologia. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(3), 375-389. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1936

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>