Experiência formativa em Psicologia segundo estudantes de uma universidade interiorizada: estudo fenomenológico

Autores

  • Bianca Veiga Prates Universidade Federal da Bahia
  • Paulo Coelho Castelo Branco Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1922

Palavras-chave:

Educação Superior, Fenomenologia, Formação do psicólogo, Pesquisa Qualitativa, Universidades.

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender a experiência de formação em Psicologia, com base nos relatos de estudantes situados em universidade interiorizada no Estado da Bahia. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com seis discentes concludentes do curso de Psicologia. Posteriormente, analisaram-se os dados por meio do método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi. Foram estabelecidas três categorias relacionadas às experiências anteriores ao ingresso no curso de Psicologia, às experiências do processo de tornar-se psicólogo e às implicações do processo de interiorização na experiência formativa. A partir dos resultados obtidos, observou-se que as experiências dos alunos abordaram similaridades em variados âmbitos, tais como: suas aspirações quanto ao ingresso; suas percepções e motivações sobre o curso de Psicologia ao longo do percurso formativo, sobretudo na fase de estágio profissionalizante; identificação das potencialidades e adversidades oriundas do processo de interiorização. Conclui-se com questionamentos sobre os contrastes e as singularidades formativas entre instituições situadas no interior e sediadas nas capitais, além de sugerir outras pesquisas em cursos de Psicologia e programas de acesso ao ensino superior alocados em instituições privadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca Veiga Prates, Universidade Federal da Bahia
    Graduanda em Psicologia pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.
  • Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal da Bahia
    Professor Adjunto do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista. Membro da Sociedade Brasileira de História da Psicologia e do GT de História da Psicologia da ANPEPP.

Downloads

Publicado

25.09.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Experiência formativa em Psicologia segundo estudantes de uma universidade interiorizada: estudo fenomenológico. (2018). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(3), 402-413. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1922

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>