Desafios vivenciados por estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1900

Palavras-chave:

Estudantes universitários, Ensino Superior, Programas educacionais

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as dificuldades para cursar uma graduação em estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (PROUNI), com bolsa integral, de uma universidade privada do Rio Grande do Sul/Brasil. A ideia para realização desta pesquisa surgiu a partir da constatação que a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a consequente bolsa do PROUNI não são suficientes para a manutenção nos estudos e finalização da graduação. Os alunos têm de administrar estudo, trabalho e família durante o curso superior. O método utilizado foi qualitativo e exploratório. Foram pesquisados 13 alunos, que participaram de grupo focal e responderam questionário sociodemográfico. As informações foram tratadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Elencou-se as categorias: (1) Antes de entrar na graduação e (2) Durante a graduação. Em relação à primeira categoria, os resultados indicaram, principalmente, dificuldades provenientes das famílias dos estudantes, que, em sua maioria, não os apoiavam para cursar a graduação, incentivando-os a seguir a mesma ocupação dos genitores. Já na segunda categoria estavam presentes majoritariamente dificuldades financeiras e de relacionamento, tanto com pares quanto com professores. Os participantes afirmaram que, apesar das dificuldades, o fato de ter planejamento, esforço e determinação para concretizar um curso de graduação pode fazer a diferença nas suas perspectivas de vida futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Leonardo Karnal, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Psicólogo do Unisinos Carreiras, Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Janine Kieling Monteiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Psicóloga, Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Grace Oliveira dos Santos, UnyLeya Editora e Cursos S/A

Psicóloga, Discente da Especialização em Psicologia do Trabalho da UnyLeya Editora e Cursos S/A.

Anelise Schaurich dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde

Psicóloga, Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa CAPES/PROSUC. Docente dos cursos de Psicologia e Administração da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde, Santa Maria/RS.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Karnal, C. L., Kieling Monteiro, J., Oliveira dos Santos, G., & Schaurich dos Santos, A. (2018). Desafios vivenciados por estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(2), 222–234. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1900

Edição

Seção

Artigos Originais