Análise do discurso pecheutiana como referencial teórico e metodológico na saúde coletiva: revisão da literatura

Autores

  • Ana Carine Arruda Rolim Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (PGSC/FCM/Unicamp).
  • Karla Amorim Sancho Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (PGSC/FCM/Unicamp).
  • Ehideé Isabel Gómez La-Rotta Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (PGSC/FCM/Unicamp).
  • Mirla Randy Bravo Fernandez Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (PGSC/FCM/Unicamp).
  • Valeria Cristina Jodjahn Figueiredo Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq). Prefeitura Municipal de Campinas.
  • Jane Kelly Oliveira Friestino Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Claudia Regina Castellanos Pfeiffer Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Laboratório de Estudos Urbanos, Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, Universidade Estadual de Campinas (LABEURB/NUDECRI/UNICAMP)
  • Carlos Roberto Silveira Corrêa Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (DSC/FCM/UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1837

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Estudos da Linguagem, Análise do Discurso.

Resumo

O artigo discute sobre a utilização da Análise do Discurso de Michel Pêcheux como referencial teórico-metodológico para estudos na Saúde Coletiva. Refletindo sobre a constituição da saúde coletiva enquanto campo de conhecimento e sobre os princípios e pressupostos que orientam a análise de discurso pecheutiana, o artigo apresenta uma revisão da literatura de utilização desse referencial nos estudos que tomam como objeto temas de interesse para a Saúde Coletiva. Os resultados sugerem que existe uma aproximação conceitual e metodológica da análise do discurso na saúde. No entanto, a maior parte dos estudos não dialoga com a Teoria pecheutiana, quiçá com a matriz francesa da AD. Finaliza-se apresentando algumas possibilidades de aplicação conceitual e metodológica à investigação científica no campo da saúde coletiva, bem como alguns desafios e avanços.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Carine Arruda Rolim, Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (PGSC/FCM/Unicamp).
    Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp).
  • Karla Amorim Sancho, Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (PGSC/FCM/Unicamp).
    Linguista. Mestre em Estudos Linguísticos (UFMT). Doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp).
  • Ehideé Isabel Gómez La-Rotta, Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (PGSC/FCM/Unicamp).
    Médica. Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp).
  • Mirla Randy Bravo Fernandez, Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (PGSC/FCM/Unicamp).
    Enfermeira. Mestranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp).
  • Valeria Cristina Jodjahn Figueiredo, Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq). Prefeitura Municipal de Campinas.
    Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde pela pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp).
  • Jane Kelly Oliveira Friestino, Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Enfermeira. Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp). Professora Adjunta na  Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Claudia Regina Castellanos Pfeiffer, Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Laboratório de Estudos Urbanos, Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, Universidade Estadual de Campinas (LABEURB/NUDECRI/UNICAMP)
    Linguista. Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos de Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp). Pesquisadora da Unicamp.
  • Carlos Roberto Silveira Corrêa, Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS/CNPq); Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (DSC/FCM/UNICAMP).
    Médico. Doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp).

Downloads

Publicado

23.03.2018

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Análise do discurso pecheutiana como referencial teórico e metodológico na saúde coletiva: revisão da literatura. (2018). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(1), 149-160. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1837

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>