A clínica psicanalítica no século XXI: de que humano se trata?

Autores

  • Marlize Prisco Paraiso Rêgo Coordenadora do Núcleo de Ensino no Cetad/ Ufba. Professora de Pós graduação latu sensu no Cetad/Ufba.
  • Maria Eugenia Nuñez

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1832

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Clínica Psicanalítica, Desamparo, Vulnerabilidade.

Resumo

A partir de relatos do cotidiano, este trabalho reflete sobre fenômenos que se apresentam na contemporaneidade com características de explícito e sobre o alcance da clínica psicanalítica, tanto no que diz respeito às queixas e demandas que se apresentam de formas diversificadas e com roupagens inusitadas, quanto às estratégias de abordagem que devem ser estabelecidas ao longo do processo analítico. As inquietações diante destes fenômenos provocam questionamentos por parte de psicanalistas, filósofos, antropólogos, psiquiatras, entre outros, em relação às mudanças ocorridas no mundo contemporâneo e a aposta na construção de uma nova clínica que responda aos novos modos sintomáticos a partir de uma nova ética. Considerando o diálogo entre a psicanálise e vários outros campos de saber, este ensaio teórico estabelece uma tessitura entre a contemporaneidade, a clínica psicanalítica e a noção de humano, destacando os dois principais sentidos do conceito de vulnerabilidade, a saber, a vulnerabilidade social e a vulnerabilidade existencial, esta última diretamente relacionada à condição de desamparo, condição primeira e fundamental para a constituição do ser falante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marlize Prisco Paraiso Rêgo, Coordenadora do Núcleo de Ensino no Cetad/ Ufba. Professora de Pós graduação latu sensu no Cetad/Ufba.

    Psicóloga. Psicanalista. Formada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1986). Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Salvador - Faculdade de Educação Centro de Pesquisa e Extensão - CEPEX, (1999). E em Psicologia Clínica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2014). Curso de Civilização e Língua Francesa - Nível Superior - Université de la Sorbonne - 1024 hs (1993-94). Formação em Psicanálise pela École Lacanienne de Psychanalyse - Paris/Fr (1992-94). A partir de 1994, psicóloga do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas - CETAD/UFBA. Experiência na área de ensino e atendimento clínico, com ênfase em Psicanálise. Atualmente membro da equipe de Orientação Pedagógica do curso de Pós Graduação Latu Senso Atenção Integral ao Consumo e aos Consumidores de Sustâncias Psicoativas (CETAD/UFBA), onde também é professora. Membro do Comitê Editorial do CETAD/UFBA. Artigos e traduções publicados.

    ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-2093-616X

Downloads

Publicado

23.03.2018

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

A clínica psicanalítica no século XXI: de que humano se trata?. (2018). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(1), 161-168. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1832

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>