Perfil dos discentes do curso de psicologia da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Divinópolis

Autores

  • Débora Oliveira Assis
  • Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1818

Palavras-chave:

Pesquisa, Psicologia, Estudantes Universitários

Resumo

A formação acadêmica é um processo marcante e de grande relevância na vida dos discentes, e nele estão incluídos aspectos profissionais, pessoais, familiares e financeiros. Este estudo tem como objetivo descrever o perfil dos alunos do Curso de Psicologia da UEMG – Unidade Divinópolis, através da investigação de diferentes aspectos relacionados aos fatores psíquicos, habituais, demográficos, sociais, culturais e econômicos dos mesmos. Assim, foi utilizado para a análise um questionário estruturado que possibilitou acesso às características pessoais e sociodemográficas, os dados da saúde e a percepção do discente no processo de graduação, como por exemplo, em sua opinião o que falta no curso em que está graduando, as motivações para ingresso no curso, participação em sala e hábito de leitura. Foram avaliados 256 estudantes. Com base no resultado da pesquisa identificaram-se demandas que apontam à necessidade de maiores incentivos à submissão do discente ao processo psicoterapêutico e também maior possibilidade de conhecer melhor as diferentes abordagens existentes na Psicologia. Com a descrição e o conhecimento do perfil dos discentes pretende-se ampliar o olhar sobre o acadêmico de Psicologia, assim como estimular, nos âmbitos institucional e pessoal, novas possibilidades, com vistas ao bem-estar biopsicossocial do indivíduo em seu processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Oliveira Assis

Psicóloga, formada em 2016 na UEMG - Unidade Divinópolis.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Assis, D. O., & Bonfim de Souza, R. S. (2018). Perfil dos discentes do curso de psicologia da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Divinópolis. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(2), 180–191. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1818

Edição

Seção

Artigos Originais