As funções do brincar para criança hospitalizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1800

Palavras-chave:

brincar, hospitalização, criança, desenvolvimento infantil.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as funções que o brincar pode assumir no contexto da hospitalização da criança. Foi realizada revisão sistemática através da busca de artigos científicos em português, publicados nas bibliotecas virtuais: Portal de Periódicos CAPES, PEPSIC e SCIELO, utilizando os seguintes descritores de forma combinada: criança, hospitalização, brincar, brinquedoteca, desenvolvimento, hospitalização infantil e brincadeira. Os critérios de inclusão utilizados na seleção dos artigos foram: estar disponível na íntegra, ter a criança como população-alvo, estar em língua portuguesa e título, palavras-chave e resumo terem relação direta com a temática estudada. Atenderam aos critérios estabelecidos 37 artigos. A análise levou ao reconhecimento de três grandes funções atribuídas ao brincar da criança no contexto hospitalar: terapêutica, de aprendizagem e recreativa. Identificou-se também um aumento na produção científica sobre essa temática nos últimos anos, o que comprova o reconhecimento e importância do brincar neste contexto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thais Nogueira de Oliveira, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

    Pós graduada - Especialista em Psicanálise e Saúde pelo Hospital Albert Einstein - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (2017).

    Psicologa Hospitalar Trainne do Hospital da Bahia.

    Aluna Especial na UFBA (Universidade Federal da Bahia) na disciplina A Construção do Caso Clínico em Psicanálise.

    Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Hospitalar e Clínica. 


    Responsável pela execução do trabalho de conclusão de curso, participou de todas as etapas na elaboração deste artigo: concepção do estudo, revisão sistemática, análise dos dados e escrita do texto.


  • Aline Tonheiro Palmeira, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Doutora em Saúde Pública – Universidade Federal da Bahia.

    Docente do curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

     

    Responsável pela orientação do trabalho, participou da construção de todas as etapas na elaboração deste artigo: concepção do estudo, revisão sistemática, análise dos dados e escrita do texto.

Downloads

Publicado

09.03.2018

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

As funções do brincar para criança hospitalizada. (2018). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(1), 89-100. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1800