Educação permanente em saúde e equipes do NASF: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1727Palavras-chave:
Educação Permanente, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, SUS.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar como os profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) utilizam a Educação Permanente em Saúde em seu cotidiano com as equipes de Saúde da Família, através de uma revisão de literatura. Realizou-se a análise de seis artigos, os quais foram escolhidos por meio de uma pesquisa na plataforma Lilacs em Março de 2017. Diante dos resultados obtidos, foi possível perceber a grande dificuldade dos profissionais em lidarem com o trabalho pensado coletivamente e para o coletivo, abrangendo suas demandas e mudanças cotidianas. Ainda há nas equipes incertezas e falta de formação sobre a prática no NASF, acarretando falta de planejamento e direcionamento para o trabalho. Também, foi identificado como a saúde pública continua marcada pela tradição fragmentada, pautada em especialistas e atendimentos individuais, o que se distancia consideravelmente do esperado para a atenção primária.