A Tomada de Decisão com o Iowa Gambling Task

Autores

  • Rui Alexandre Paquete Paixão Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i3.1564

Palavras-chave:

marcador somático, IGT, decisão, Risco e incerteza

Resumo

Este artigo analisa os padrões de tomada de decisão com Iowa Gambling Task (IGT) e a hipótese do marcador somático. A tarefa experimental com o IGT é apresentada e analisados os resultados obtidos com a população de controlo nos estudos clínicos com esta tarefa onde se evidenciam tomadas de decisão desvantajosas semelhantes às encontradas nas populações clínicas. Estas populações de controlo apresentam características sociodemográficas específicas e relativamente comuns, nomeadamente um baixo nível económico. Considerando estes dados, a hipótese discutida neste trabalho é a de que a experiência de vida estabelecida pela baixa renda pode constituir uma variável fundamental no processo de tomada de decisão.A análise desta variável é feita tomando por referência os resultados obtidos num outro estudo onde estes padrões de decisão aparecem relacionados com essa variável . Nesse estudo, os indivíduos nestas condições evidenciam um padrão de decisão marcado pela escolha sistemática da recompensa imediata, independentemente dos custos futuros dessa decisão. Finalmente, estes padrões são discutidos considerando a sua relação com as experiências de vida marcadas por múltiplas privações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rui Alexandre Paquete Paixão, Universidade de Coimbra
     Professor Associado na Universidade de Coimbra. Publicou 38 artigos em revistas especializadas e 23 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros publicados. Possui 101 itens de produção técnica. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 52 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Downloads

Publicado

24.08.2017

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

A Tomada de Decisão com o Iowa Gambling Task. (2017). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(3), 216-220. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i3.1564

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>