APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE

Autores

  • Mônica Ramos Daltro Editora Científica RPDS, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Milena Pereira Ponde Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1391

Palavras-chave:

Psicologia, PBL, Saúde, Metodologias Ativas, Formação

Resumo

Brasil tem 49.412 psicólogos atuando no Sistema Único de Saúde (SUS), isso desafia o ensino a deslocar-se de suas tradicionais estruturas, que privilegiam a clínica, para formar promotores de saúde.Este artigo, é parte de uma tese de doutoramento,  objetiva  descreve a percepção de estudantes de psicologia sobre a experiência de aprendizagem através do método da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Método: Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, analisa conteúdo de 51 questionários de estudantes matriculados do 8º ao 10º semestre de um curso de Psicologia na Bahia-Brasil. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética, CAAE: 03670812.7.0000.5544. Dados analisados pelo Método de Interpretação de Sentido identificaram 3 categorias de respostas: Positiva, com Desenvolvimento de Competência; Cansativa, com Desenvolvimento de Competências; Negativa, sem Desenvolvimento de Competência. Resultados Os alunos afirmam o desenvolvimento de atitudes interdisciplinares, de comunicação, pesquisa, autonomia e amadurecimento pessoal. Discute-se a importância do deslocamento do professor para uma posição de pesquisador com importante elemento para o desenvolvimento integrado de competências atitudinais, conceituais e técnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Ramos Daltro, Editora Científica RPDS, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Doutora em Medicina e Saúde Humana, pela EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Mestrado em Medicina  e Saúde Humana pela EBMSP . Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1986).

Milena Pereira Ponde, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psiquiatra. Professora adjunta do Cusos de medicina, psicologia e da Pó Graduação em medicina e Saúde Humana da escola Bahuiana de Medicina e saúde Pública

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Daltro, M. R., & Ponde, M. P. (2017). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(2), 103–113. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i2.1391

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>