DE PROFESSOR A TUTOR: DESEJO E DISCURSOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE PBL E PSICANÁLISE - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lêda Lessa Andrade Filha Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Maria Luiza Sarno Castro

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1274

Palavras-chave:

Psicanálise, PBL, Psicologia

Resumo

Os impasses referentes à transmissão do saber foram sinalizados por Freud na medida em que o interesse na articulação entre a psicanálise e a pedagogia crescia, donde decorreu a sua afirmação sobre o impossível contido nos ofícios de educar, governar e psicanalisar. Este artigo apresenta uma experiência no ensino da psicologia com o uso do método PBL ( Problem Based Learning). O ponto do qual se parte para uma análise é o dos deslocamentos ocorridos quando o professor passa à condição de tutor, e o eixo de abordagem das questões que aí se desdobram é a psicanálise – mais especificamente, os discursos conforme trabalhados por Lacan.  Diante das dificuldades contemporâneas relacionadas à transmissão no âmbito do ensino – aqui, especificamente, o da psicologia –, as autoras pensam ser o PBL uma alternativa interessante de trabalho em face dos métodos tradicionais, uma vez que ele, o PBL, mesmo sem assim o explicitar, permite instaurar o discurso que visa o desejo. Ademais, o dispositivo próprio ao método – abertura e fechamento de problema, estabelecimento de objetivos de pesquisa a partir das discussões entre os alunos, participação do professor na condição de tutor produz incontestáveis deslocamentos na posição de saber, impactando o ato de ensinar e o trabalho de aprender. A experiência com o PBL, se bem conduzida, convoca o aluno à responsabilização pela sua produção, e o professor a declinar da usual conduta de ministrar a lição, de modo que fica valorizado o conhecimento como algo sempre a advir, e que se processa nas trocas coletivas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lêda Lessa Andrade Filha, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Doutora em Psicologia. Psicóloga na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Hospital Juliano Moreira. Professora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e na Universidade Federal da Bahia.
  • Maria Luiza Sarno Castro
    Mestre em Psicologia do Desenvolvimento. Psicóloga no Núcleo de Oncologia da Bahia e responsável técnica na Clínica Hospsi. Professora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na Faculdade Ruy Barbosa.

Downloads

Publicado

22.02.2017

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

DE PROFESSOR A TUTOR: DESEJO E DISCURSOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE PBL E PSICANÁLISE - RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2017). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(1), 14-19. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1274