RELAÇÃO ENTRE A AUTOPERCEPÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE E A AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Maria Thereza Ávila Dantas Coelho
  • Vanessa Prado dos Santos
  • Maria Beatriz Barreto do Carmo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos Universidade Federal da Bahia
  • Adailton Conceição de Souza
  • Carolina Pereira Xavier França

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1141

Palavras-chave:

saúde, doença, automedicação, educação superior

Resumo

Objetivo: Relacionar criticamente a autopercepção acerca do estado de saúde e doença e a prática de automedicação entre estudantes de um curso de saúde. Metodologia: Utilizou-se um questionário semi-estruturado sobre as concepções de saúde e doença e práticas de autocuidado entre estudantes de um curso de saúde na cidade de Salvador, Bahia. Resultados: Responderam ao questionário503 estudantes, dentre os quais 82% se perceberam como saudáveis, 82% procuravam assistência médica quando doentes e apenas18% referiram a prática da automedicação. Entre os que se percebiam como doentes, houve significativamente uma maior frequência de referências à automedicação como prática adotada, quando comparados aos que se referiram como saudáveis(30% versus 16%) (p=0,04). Conclusão: O estudo sugere uma relação entre a autopercepção do estado de saúde e a automedicação como prática adotada, entre os pesquisados. O baixo percentual de automedicação encontrado nesta amostra de ingressantes, quando comparado a estudos com indivíduos em processo mais avançado de formação profissional, pode servir como um alerta aos cursos de saúde, apontando para a própria caminhada dentro do curso como um elemento que influencia a prática da automedicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Thereza Ávila Dantas Coelho
    Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos. Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.
  • Vanessa Prado dos Santos
    Doutora em Medicina (cirurgia). Professora Adjunta. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos. Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.
  • Maria Beatriz Barreto do Carmo, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos Universidade Federal da Bahia
    Doutora em Ciências. Professora Adjunta. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos. Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.
  • Adailton Conceição de Souza
    Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (EISU/UFBA). Professor da Rede FTC, Unijorge e Municipal de Ensino de Salvador.
  • Carolina Pereira Xavier França
    Graduanda. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos. Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

Downloads

Publicado

22.02.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Dantas Coelho, M. T. Ávila, dos Santos, V. P., do Carmo, M. B. B., de Souza, A. C., & Xavier França, C. P. (2017). RELAÇÃO ENTRE A AUTOPERCEPÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE E A AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(1), 5-13. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1141