PSICOSE E PSICANÁLISE: OBSERVAÇÕES SOBRE O DIAGNÓSTICO

Autores

  • Leonardo Carvalho Santos
  • Lêda Lessa Andrade Filha Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i2.1053

Palavras-chave:

Psicanálise, Diagnóstico, Psicose

Resumo

Este trabalho se propõe a discutir questões referentes ao diagnóstico das psicoses na psicanálise e na psiquiatria, assinalando distinções entre as duas lógicas diagnósticas presentes em cada disciplina; o artigo procura, ainda, apresentar, de maneira detalhada, a perspectiva psicanalítica sobre a psicose. Através de uma revisão de literatura, os autores fazem uma exposição sobre as psicoses em diferentes momentos das obras de Freud e de Lacan, atravessando conceitos fundamentais para o entendimento de cada concepção. Por fim, é indicado como a psicose ganha o estatuto de estrutura clínica e as consequências disso para o manejo clínico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Carvalho Santos
    Psicólogo, especialista sob a forma de residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental (UFBA/SESAB/HJM).
  • Lêda Lessa Andrade Filha, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Psicanalista. Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Docente do Programa de Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental (UFBA/SESAB/HJM).

Downloads

Publicado

19.12.2016

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Santos, L. C., & Lessa Andrade Filha, L. (2016). PSICOSE E PSICANÁLISE: OBSERVAÇÕES SOBRE O DIAGNÓSTICO. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(2). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i2.1053