LABORTERAPIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIONOMIA

Autores

  • Maria Luiza Gava Schmidt Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis/SP.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i2.1024

Palavras-chave:

Psicodrama, Medicina do Trabalho, Promoção da Saúde

Resumo

Introdução: O termo Laborterapia, citado pelo médico Jacob Levy Moreno, precursor da Socionomia, é a ciência que estuda as leis sociais e que está estruturada em três ramos (Sociometria, Psicodrama/Sociodrama, Sociatria) tendo sido criada por ele nas primeiras décadas do século XX. Objetivo: Este texto visa: Resgatar o significado do conceito de Laborterapia; Apresentar a experiência de Moreno como médico do trabalho, em especial um exemplo de sua atuação em uma lavanderia e; Ressaltar a importância da utilização de métodos socionômicos para propiciar o espaço de expressão e mobilização subjetiva dos trabalhadores. Metodologia: Em suas ações, Moreno utilizou entrevistas individuais (para verificar as razões das escolhas ou rejeições) antes e após a reorganização do grupo e o sociograma, um procedimento embasado na sociometria que permite visualizar os conflitos, compreendê-los e intervir na vincularidade grupal, de modo a resolver conflitos de relacionamento e melhorar aspectos da organização do trabalho. Resultados: Para Moreno, o resultado foi promissor, pois houve uma reorganização do grupo, sendo que os atritos interpessoais diminuíram acentuadamente e a produção aumentou para um tempo de trabalho reduzido. Suas experiências revelaram que a sociometria como forma de propiciar a coesão grupal é uma abordagem promissora na promoção da saúde no trabalho. Considerações Finais: Nossas experiências no campo da saúde no trabalho, mediante a utilização de métodos socionômicos preconizados por Moreno, revelaram que a abordagem socionômica é relevante, pois além de propiciar o espaço de expressão e mobilização subjetiva dos trabalhadores, confirmou a função terapêutica desta metodologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza Gava Schmidt, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis/SP.

    Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP. 

Downloads

Publicado

19.12.2016

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Schmidt, M. L. G. (2016). LABORTERAPIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIONOMIA. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(2). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i2.1024