MANEJO CLÍNICO MULTIDISCIPLINAR DA REABILITAÇÃO ESTÉTICA UTILIZANDO CERÂMICAS PURAS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Vandré Taumaturgo de Mesquita Cirurgião Dentista de Clínica Privada
  • Evamiris Landim Vasques Professora da Faculdade Leão Sampaio (FALS-CE).

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i2.874

Palavras-chave:

Estética Dentária, Reabilitação Bucal, Clareamento Dental, Gengivectomia

Resumo

O anseio por um sorriso estético e harmônico eleva o nível de exigência e de expectativa do paciente devido o indivíduo estar inserido numa sociedade onde a aparência tem grande relevância na sua aceitação e autoestima. Dentro desse contexto, uma abordagem multidisciplinar para a reabilitação estética e funcional do sorriso foi inserida na Odontologia contemporânea, destacando-se tratamentos mais conservadores como o clareamento dentário, o aumento de coroa clínica, coroas e facetas cerâmicas por meio de materiais que mimetizem as estruturas dentais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura a respeito de reabilitações do sorriso em cerâmica pura, que se baseia em enceramento diagnóstico e planejamento reverso, uso de mock-up e fotografias, aumento de coroa clínica, clareamento, cimentação adesiva, com foco no resultado estético final. Um bom planejamento integrado, com a indicação correta, possibilita uma abordagem mais conservadora da estrutura dental, apresentando-se como excelente solução para alterações estéticas e funcionais do sorriso. Portanto, é indiscutível a importância do conhecimento por parte do profissional, sobre o material e sua técnica, para obtenção de um resultado satisfatório. Conclui-se que a reabilitação estética do sorriso ocorre a partir de uma multidisciplinaridade entre várias especialidades, que posteriormente a um planejamento integrado, permitem restabelecer o sorriso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vandré Taumaturgo de Mesquita, Cirurgião Dentista de Clínica Privada
    Graduação em Odontologia pela Universidade Gama Filho-RJ (2000). Mestrado em Odontologia em Prótese Dentária pela Universidade Potiguar-RN (2006). Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Aperfeiçoamento em Formação à Distância pela Universidade Estadual do Ceará (2012) e Aperfeiçoamento em Implantodontia pela Academia Cearense de Odontologia (2014).
  • Evamiris Landim Vasques, Professora da Faculdade Leão Sampaio (FALS-CE).
    Graduação em Odontologia pela Universidade Potiguar-UnP (2005), Mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Potiguar-UnP (2007), Especialização em Prótese Dentária pela UECE (2014) e Doutoranda em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL (2013).

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

MANEJO CLÍNICO MULTIDISCIPLINAR DA REABILITAÇÃO ESTÉTICA UTILIZANDO CERÂMICAS PURAS: REVISÃO DE LITERATURA. (2016). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 7(2). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i2.874

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)