TÉCNICA AUXILIAR NA ESFOLIAÇÃO DE DENTES DECÍDUOS EM CRIANÇAS COM MEDO E ANSIEDADE: RELATO DE CASOS

Autores

  • Rise C. Iuata Costa Rank Centro Universitário UnirG
  • Joana Estela Rezende Vilela Centro Universitário UnirG
  • Kelry Raianny da S Aguiar Centro Universitário UnirG
  • Omar Franklin Molina Centro Universitário UnirG

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i2.868

Palavras-chave:

Esfoliação de Dente, Medo, Ansiedade, Odontopediatria

Resumo

Introdução: A esfoliação de dentes decíduos é um processo natural acompanhado da reabsorção radicular fisiológica mediada por diversos mecanismos celulares e moleculares, criando assim uma via de irrupção para o sucessor permanente e consequentemente, proporcionando uma oclusão adequada. A exodontia de dentes decíduos é considerada um dos principais procedimentos causadores de medo e ansiedade nas crianças no que se refere a tratamentos odontológicos. Objetivo: Este estudo apresenta a aplicação de uma técnica auxiliar na aceleração da esfoliação de dentes decíduos anteriores em crianças ansiosas e medrosas. Descrição dos casos: As crianças de 6 anos submetidas a procedimento cirúrgico com uso de anestésico local e fórceps, apresentavam medo e ansiedade para remoção dos dentes decíduos em esfoliação, que apesar da mobilidade avançada e reabsorção fisiológica de mais de 2/3 da raiz, não permitiam a remoção dos elementos pelos responsáveis e resistiam ao procedimento de intervenção. As crianças demonstraram aceitação e satisfação pela técnica, pois os dentes decíduos esfoliaram em dois dias sem dor. Conclusão: A técnica auxiliar apresentada demonstrou ser uma alternativa para evitar traumas psicológicos em crianças ansiosas e medrosas. No entanto, tornam-se necessários estudos e pesquisas para melhor avaliar esta técnica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rise C. Iuata Costa Rank, Centro Universitário UnirG
    Doutora em Odontopediatria. Professora Titular da disciplina de  Odontopediatria, Centro Universitário UnirG , Gurupi, TO, Brasil.
  • Joana Estela Rezende Vilela, Centro Universitário UnirG
    Especialista em Saúde Pública. Professora Adjunta na disciplina de Odontopediatria e Saúde Pública do Curso de Odontologia, Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO, Brasil.
  • Kelry Raianny da S Aguiar, Centro Universitário UnirG
    Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário UnirG
  • Omar Franklin Molina, Centro Universitário UnirG
    Pós Doutor em Dor Orofacial pela New York University e Harvard University, Professor Titular e Pesquisador Senior do Centro Universitário Unirg, Gurupi, TO, Brasil

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Casos Clínicos

Como Citar

TÉCNICA AUXILIAR NA ESFOLIAÇÃO DE DENTES DECÍDUOS EM CRIANÇAS COM MEDO E ANSIEDADE: RELATO DE CASOS. (2016). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 7(2). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i2.868

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)