HIPOSSALIVAÇÃO: ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Autores

  • Iomara Jossiérica de Oliveira Silva
  • Ana Raiza Paiva Almeida Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Potiguar.
  • Nayana Coutinho Falcão
  • Amilcar Chagas Freitas Junior
  • Patrícia Meira Bento
  • José Renato Cavalcanti Queiroz Universidade Estadual da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i2.856

Palavras-chave:

Salivação, Medicamentos, Diagnóstico

Resumo

A hipossalivação corresponde à diminuição do fluxo salivar ou quando a saliva apresenta alguma alteração de seus componentes. Suas causas podem estar associadas a inúmeros fatores como: estresse, Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, consequência da radioterapia de cabeça e pescoço e frequentemente relacionada com a ingestão prolongada de medicações específicas. O diagnóstico é feito através da sialometria e através dos achados clínicos dos sinais e sintomas. Quanto ao tratamento é essencialmente paliativo e preventivo, com ênfase no uso de substitutos e/ou estimulantes salivares, que podem melhorar a lubrificação e hidratação dos tecidos orais aliviando os desconfortos relatados pelos pacientes. Atualmente, o uso da pilocarpina tem sido sugerido como medicamento de escolha para casos mais severos. Esta revisão de literatura tem como objetivo apresentar a etiologia e diagnóstico da hipossalivação bem como os diferentes protocolos de tratamento relacionando com as respectivas causas. Conclui-se que os diversos protocolos para o tratamento de hipossalivação devem ser direcionados avaliando as consequências das alterações do fluxo salivar e seus fatores inter-relacionados. Portanto, anamnese e exame clínico são fatores importantes para o diagnóstico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iomara Jossiérica de Oliveira Silva
    Cirurgiã Dentista formada pela Universidade Potiguar. Membro fundador da Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Rio Grande do Norte- LACTBMF-RN.
  • Nayana Coutinho Falcão
    Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Amilcar Chagas Freitas Junior
    Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2004), Especialista em Prótese Dentária (CRO-SP) e Pós-Graduado (Mestrado e Doutorado em Odontologia, área de Prótese Dentária) no Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da Universidade Estadual Paulista (FOA/UNESP).
  • Patrícia Meira Bento
    Graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestre em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e doutor em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Especialista em Radiologia e Imaginologia odontológica pela EAP/ABP-PB. Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba e de Patologia Oral do UNIPÊ.
  • José Renato Cavalcanti Queiroz, Universidade Estadual da Paraiba
    Professor do Programa de Pós-Graduação de Biotecnologia (nível mestrado) da Universidade Potiguar (UnP) e de graduação de Odontologia da UnP e da Universidade Estadual da Paraiba (UEPB).

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

HIPOSSALIVAÇÃO: ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. (2016). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 7(2). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i2.856

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)