O VALOR LEGAL DE ARQUIVOS ELETRÔNICOS DE IMAGEM EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

Autores

  • Camila Véras Pinheiro GESTEC/UNEB
  • Thaiane Aguiar Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Jacqueline Gurjão Professora assistente do Curso de Tecnologia em Radiologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e professora assistente do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v6i2.622

Palavras-chave:

Odontologia Legal, Radiografia Dentária Digital, Responsabilidade Civil

Resumo

Introdução e objetivo: Este estudo buscou investigar produções científicas a respeito do valor legal de arquivos eletrônicos de imagem em radiologia odontológica. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura, a partir de busca em periódicos especializados utilizando as palavras-chave: odontologia legal, radiografia dentária digital e responsabilidade civil, no banco de dados da BIREME. Ao final da busca foram encontrados 23 artigos (18 nacionais e 05 internacionais) publicados no período entre 2000 e 2014. O conteúdo dos artigos foi analisado e discutido, segundo o objetivo desta revisão de literatura. Resultados e Discussão: Os resultados encontrados indicam que ao longo do período estudado, o uso de arquivos eletrônicos de imagem em radiologia odontológica funciona como aliado importante no diagnóstico, tratamento e prognóstico das diversas patologias do sistema estomatognático. Os arquivos digitais têm sua validade jurídica questionada já que são passíveis de manipulação, a certificação digital é o que garante a autenticidade e a integridade desses documentos juridicamente. Conclusões: Os arquivos eletrônicos de imagem promovem benefícios na área odontológica como melhores resultados terapêuticos, já que auxiliam num diagnótico mais preciso. Esses arquivos necessitam da certificação digital vinculadas a ICP-Brasil (Public Key Infrastructure) para assegurar o seu valor legal garantido-o como meio de prova processual. São necessários novos studos a respeito da validade jurídica dos arquivos eletrônicos de imagem voltados para a radiologia odontológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Véras Pinheiro, GESTEC/UNEB
    Mestranda em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação- GESTEC/UNEB, Especialista em Programa de Saúde da Família pela UNIJORGE e em Radiologia e Imaginologia odontológica pela Associação Brasileira de Odontologia-ABO.
  • Thaiane Aguiar, Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

    Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).Doutora e Mestre em Clínica Odontológica/Dentística pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

  • Jacqueline Gurjão, Professora assistente do Curso de Tecnologia em Radiologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e professora assistente do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
    Professora assistente do Curso de Tecnologia em Radiologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e professora assistente do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Mestre em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

O VALOR LEGAL DE ARQUIVOS ELETRÔNICOS DE IMAGEM EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA. (2015). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 6(2). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v6i2.622

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>