AUTOTRANSPLANTE DENTÁRIO: UMA OPÇÃO REABILITADORA E VIÁVEL AO SUS

Autores

  • Deyvid Silva Rebouças Residente de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/Hospital Geral Roberto Santos.
  • Lucas Souza Cerqueira Residente de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/Hospital Geral Roberto Santos.
  • Eduardo Lima Andrade Residente de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/Hospital Geral Roberto Santos.
  • Heloisa Lais Santos Residente em Odontologia Hospitalar/Saúde da Criança do Hospital Universitário Professor Edgard Santos
  • Livia Prates Soares Zerbinati Doutora em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Preceptora do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/Hospital Geral Roberto Santos.
  • Adriano Freitas Assis Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Preceptor do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/Hospital Geral Roberto Santos.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v6i1.576

Palavras-chave:

Reabilitação Bucal, Transplante, Implantação Dentária.

Resumo

A reabilitação de dentes que foram perdidos por cáries ou fraturas em indivíduos jovens revela-se um desafio, sobretudo para os indivíduos economicamente desfavorecidos, pois as formas convencionais de reabilitação como as próteses fixas ou removíveis e as próteses sobre implantes apresentam alto custo. Um tratamento alternativo para a reposição dos dentes comprometidos é o transplante dentário. O transplante dentário demonstra-se como uma opção viável, principalmente por ser uma técnica relativamente simples, de baixo custo e pode ser realizada pelo cirurgião-dentista em centros especializados de odontologia. Objetivo: O objetivo deste trabalho é revisar a literatura a cerca do transplante dentário e discutir a viabilidade do uso desta técnica como alternativa terapêutica para reabilitação de crianças e adolescentes assistidos pelos serviços públicos de saúde. Materiais e mé- todo: Foi realizada uma busca nas bases bibliográficas Pubmed, Bireme, Lilacs e Scielo, com temas relacionados a reabilitação oral em jovens. Conclusão: O transplante dentário, mostra-se como uma técnica eficaz e economicamente viável ao SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Rebouças, D. S., Cerqueira, L. S., Andrade, E. L., Santos, H. L., Zerbinati, L. P. S., & Assis, A. F. (2015). AUTOTRANSPLANTE DENTÁRIO: UMA OPÇÃO REABILITADORA E VIÁVEL AO SUS. Journal of Dentistry & Public Health (inactive / Archive Only), 6(1). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v6i1.576

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)