A SAÚDE BUCAL EM PACIENTES DE UTI

Autores

  • Tarsila Spinola Pinheiro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Tatiana Frederico Almeida Professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i2.367

Palavras-chave:

Saúde bucal, Unidade Hospitalar de Odontologia, Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

Introdução: As unidades de terapia intensiva (UTI) são voltadas ao cuidado do paciente em estado crítico em todos os níveis assistenciais. O cuidado com a saúde bucal tem se mostrado eficiente no controle de patógenos nesses pacientes e os protocolos de cuidados sistematizados são importantes para que seja provado o que é efetivo. Objetivos: Os objetivos desse estudo foram realizar uma revisão de literatura narrativa sobre Odontologia Hospitalar em UTI e uma revisão sistemática a respeito das publicações brasileiras sobre o tema. Metodologia: Foram selecionados estudos acerca da Odontologia Hospitalar em UTI publicados entre 2006 e 2013 no Brasil. As bases de dados empregadas para o rastreamento dos artigos foram LiLacs, BBO e SciELO, utilizando-se na busca a combinação das palavras “Odontologia” “Odontologia Hospitalar” e “UTI”. Resultados: No rastreamento foram encontrados 12 artigos. Dos estudos selecionados, 04 foram revisões de literatura (33%), 02 foram relatos de caso (17%) e 06 foram estudos de corte transversal (50%). Os estudos objetivaram sobretudo evidenciar a importância da presença do cirurgião dentista nas UTIs. Conclusões: As afecções bucais são importantes fontes de agravamento sistêmico e devem ser prevenidas e solucionadas por um cirurgião dentista capacitado a trabalhar em ambiente hospitalar. Os protocolos de conduta, quando utilizados em larga escala, trazem benefícios tanto ao paciente quanto ao hospital, reduzindo custos que agravamentos poderiam trazer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tarsila Spinola Pinheiro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Cirurgiã Dentista graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Tatiana Frederico Almeida, Professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (área de concentação: Epidemiologia). 

Downloads

Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A SAÚDE BUCAL EM PACIENTES DE UTI. (2014). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 5(2). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i2.367

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>