Exercício da prática odontológica na atenção primária à saúde durante o enfrentamento à COVID-19: revisão narrativa de literatura

Autores

  • Síntique Lopes Cirurgiã-dentista mestranda do Programa de Odontologia e Saúde da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Fundação Estatal Saúde da Família FESF-SUS em parceria com a Fiocruz Bahia.
  • Marcela Moreira Cirurgiã-dentista mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, apoiadora pedagógica do núcleo de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Fundação Estatal Saúde da Família FESF-SUS em parceria com a Fiocruz Bahia.
  • Maria Cangussu Cirurgiã-dentista doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v11i2.3126

Palavras-chave:

Odontólogos. Saúde bucal. Saúde pública. Atenção Primária à Saúde. COVID-19.

Resumo

INTRODUÇÃO: A Doença Coronavírus 2019 – COVID-19, cujo agente etiológico é o vírus SARS-CoV-2, fomentou alerta global em 2020. Perante tal contexto, no Brasil, o setor saúde, em especial a Atenção Primária à Saúde (APS), foi imbuída de adequações com vistas ao enfretamento da referida doença. Dentre as atuações profissionais neste cenário, destaca-se a odontologia enquanto protagonista no combate à COVID-19. OBJETIVO: apresentar uma revisão narrativa da literatura acerca do exercício da prática odontológica na APS frente à COVID-19. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de literatura, cuja busca foi realizada através da análise retrospectiva de normativas/protocolos governamentais acerca da temática, bem como por meio das bases de dados eletrônicas Pubmed/MEDLINE, Scielo, Wiley Online Library e LILACS. Os descritores, previamente consultados no MeSH, foram: “dentistry”; “oral health”; “public health”; primary health care; COVID-19”. Salienta-se que os estudos foram selecionados a partir dos títulos e resumos, posteriormente, lidos na íntegra e àqueles que obedeceram aos critérios de elegibilidade foram considerados. REVISÃO DE LITERATURA:  Para compreensão do processo laboral do cirurgião-dentista, apreendeu-se os aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento da COVID-19 assim como admissão do caráter de risco da odontologia para esse contexto sanitário. Para tanto, considerou-se também a legitimação da APS enquanto potência na contenção da expansão da pandemia vigente. CONCLUSÃO: Mudanças foram sugeridas ao exercício da prática odontológica frente à pandemia causada pelo SARS-CoV-2. No entanto, serão necessárias pesquisas posteriores a fim de averiguar o impacto destas no cuidado à população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Síntique Lopes, Cirurgiã-dentista mestranda do Programa de Odontologia e Saúde da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Fundação Estatal Saúde da Família FESF-SUS em parceria com a Fiocruz Bahia.
    Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Fundação Estatal de Saúde da Família FESF-SUS em parceria com a Fiocruz Bahia.
  • Marcela Moreira, Cirurgiã-dentista mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, apoiadora pedagógica do núcleo de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Fundação Estatal Saúde da Família FESF-SUS em parceria com a Fiocruz Bahia.
    Apoiadora pedagógica do núcleo de odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Fundação Estatal de Saúde da Família FESF-SUS em parceria com a Fiocruz Bahia.
  • Maria Cangussu, Cirurgiã-dentista doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
    Cirurgião-Dentista Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

Exercício da prática odontológica na atenção primária à saúde durante o enfrentamento à COVID-19: revisão narrativa de literatura. (2020). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 11(2), 188-198. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v11i2.3126

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>